Sexta-feira, 11 de outubro de 2024 - 11h58

A 3ª edição do Seminário Regional de Tecnologia (Sertic) foi promovida pelo governo de Rondônia no município de Guajará-Mirim. Com o tema “Transformando o Aprendizado: Tecnologia Educacional, Robótica Maker e Práticas Inovadoras”, a iniciativa tem o intuito de proporcionar a inovação e integração das tecnologias digitais no ambiente educacional, proporcionando aos professores e estudantes, oportunidade de explorar novas ferramentas pedagógicas e metodologias de ensino. O Seminário foi realizado na quinta-feira (10), no auditório do Campus da Universidade Federal de Rondônia Jorge Vassilakis.
O evento contou com a participação de 150 pessoas, entre professores, gestores e estudantes. O Seminário foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (GTEC/PVH), que vem realizando todos os seminários junto aos núcleos de tecnologias da educação (NTEs) do estado, neste segundo semestre, junto às superintendências regionais de educação (Supers).
RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

A iniciativa tem o intuito de proporcionar a inovação e integração das tecnologias digitais no ambiente educacional
De acordo com a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, durante o Seminário houve apresentações de trabalhos, por meio de protótipos desenvolvidos nas práticas em sala de aula, e que foram disponibilizados para apreciação do público.
“A exposição do material teve por finalidade estimular o uso das ferramentas digitais e a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e colaborativos. Além da apresentação de 12 práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, sendo cinco na categoria de Robótica Maker: focados em projetos de robótica utilizando a cultura Maker; e sete de práticas inovadoras: projetos que utilizaram recursos educacionais digitais e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, que enriquecem as experiências de aprendizagem”, explicou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha salientou que, a Robótica Educacional emerge como uma ferramenta lúdica, que tem o potencial para melhorar a relação ensino-aprendizagem, principalmente das disciplinas que envolvem raciocínio lógico e matemático. “Além de conduzir os estudantes a participarem de um processo criativo e de socialização, a Robótica Educacional contribui para despertar no aluno o interesse por conteúdos ligados à ciência e tecnologia.”

O evento contou com a participação de 150 pessoas, entre professores, gestores e estudantes
A superintendente Regional de Educação, Eunice de Oliveira Pires Santos destacou que, a tecnologia na educação tem um papel fundamental na atualidade. “As competências digitais nos conectam ao mundo, desenvolvem o pensamento crítico, ajudam na resolução de problemas e estimulam a criatividade, habilidades cada vez mais necessárias no mercado de trabalho.”
PROJETOS APRESENTADOS
Nova Mamoré
Guajará-Mirim
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