Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Semed realiza 1º simulado preparatório para Pré-Enem


 
Cerca de 350 alunos testaram seus conhecimentos esta semana no primeiro Simulado do projeto Superação, conhecido como Pré-Enem, realizado pela Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria municipal de Educação (Semed) e seu Departamento de Ensino de Jovens e adultos (Dieja). As provas foram elaboradas pela equipe de 28 profissionais entre professores e coordenação do curso preparatório. Os alunos matriculados nos seis polos (Tucumã, Voo da Juriti, Maria Isaura, Nossa Senhora de Fátima, Pedro Batalha e IME-Padrão), realizaram a prova no Teatro Banzeiros.

Segundo o professor e um dos coordenadores, Evaniel Brito, o Simulado foi aplicado nos mesmos horários e moldes das provas do ENEM. Os Cadernos de questões tiveram assuntos relativos à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. As perguntas das provas foram similares as aplicadas nas avaliações do Enem. “Os alunos lotaram o Teatro e ocuparam mais três salas durante a realização das provas. A redação elaborada teve como proposta um tema recorrente: A linha tênue entre liberdade de expressão e discurso de ódio. Para elaboração da redação foi disponibilizado textos motivadores, para que ao longo de 30 linhas, todos redigissem um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da Língua Portuguesa”, explica o coordenador.

Segundo Adriana Oliveira da Silva, chefe da Dieja, as aulas  e simulados vão até a véspera do Enem que acontecem 24 e 25 de outubro. “O gabarito foi divulgado na página do Facebook do projeto. O aluno acessa e faz a autocorreção. E no decorrer das aulas os professores vão tirando as dúvidas. Também durante essa semana os professores de português farão a correção das redações”, completa.

Programação

No mês de Outubro acontecerá mais um Simulado, com previsão para o dia 11 (domingo); das 11h às 16h:30min. O próximo Aulão será da disciplina de Português (Gramática), dia 01 de agosto (sábado); das 19h às 22h; também no Teatro Banzeiros.

Superação

O Projeto Superação é um curso preparatório gratuito ofertado pela Semed para o Enem 2015. Seu público são jovens e adultos egressos da rede pública de ensino que estejam em fase de ingressar no ensino superior, mas que não possuem condições financeiras de frequentar cursinhos preparatórios particulares.

A coordenação do Projeto Superação é formada pelos professores José Alves, Márcia Amorim, Evaniel Brito e Rosimara Vital. Outras


Fonte: Rebeca Barca 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edital nº 18/2025 que estabelece a Chamada Escolar Munic

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

Escola Municipal de PVH Jerusalém da Amazônia é destaque em RO e entra para o Top 10

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerusalém da Amazônia, localizada na zona rural de Porto Velho, na BR-364, Km 13 – sentido Cuiabá, foi destaq

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)