Segunda-feira, 23 de abril de 2012 - 09h30
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Educação (Semed), prorrogou a data limite para as inscrições ao pré-vestibular municipal do projeto Superação. As inscrições que começaram na última quarta-feira (18) terminariam na sexta (20), mas foram estendidas até a próxima terça-feira, dia 24. A iniciativa é totalmente gratuita e visa oportunizar aqueles que não têm condições de pagar cursinhos particulares.
De acordo com Luciane Lina de Souza, que coordena o projeto Superação, podem se inscrever pessoas com idade a partir dos 18 anos, que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou foram bolsistas em estabelecimentos educacionais privados, os que não possuem graduação de nível superior e cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos.
No período da noite, das 19 às 21 horas, os candidatos poderão dirigiu-se aos seis pólos do projeto que funcionam nas seguintes escolas: Maria Isaura, bairro Costa e Silva; Pedro Batalha, na Rua Alba, bairro Aponiã; Padrão, na Avenida Amazonas, bairro Cuniã; Vôo da Juriti, nos fundos da Paróquia São Tiago Maior, bairro JL I; Tucumã, Rua Abóbora, no Cohab e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, à Rua Esron de Menezes, bairro Areal, centro da cidade.
Para fazer a inscrição, é necessário que o candidato apresente qualquer documento pessoal com fotografia, comprovante de residência e documentos que comprovem os requisitos exigidos. “Deixo claro que esta primeira fase é de inscrições. Para ser contemplado, o candidato deverá atender todos os requisitos solicitados”, explicou Luciane.
A lista com os nomes dos selecionados será divulgada no próximo dia 27 e as aulas começarão na 2ª semana de maio, em data a ser definida. Este ano, o Município está oferecendo 635 vagas. Os alunos têm direito ao material apostilado e uniforme, que também são oferecidos de graça pela prefeitura. Como nas edições anteriores, as aulas acontecem no período noturno. Elas são ministradas por professores da rede municipal de ensino e estagiários da Universidade Federal de Rondônia (Unir), parceira da prefeitura.
O projeto Superação começou em 2008 e já atendeu cerca de três mil pessoas. Através da iniciativa, anualmente cerca de 90 a 100 alunos ingressam na Unir. Outros seguem para as faculdades particulares. Ele faz parte da política implantada pelo prefeito Roberto Sobrinho para oportunizar jovens carentes a ingressarem na universidade. A duração do curso é de oito meses.
Fonte: Augusto José
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)