Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Semed e Semusa firmam parceria para cursos de Libras com profissionais da Saúde de Ji-Paraná

Servidores de aproximadamente 23 unidades de saúde devem participar da capacitação


Semed e Semusa firmam parceria para cursos de Libras com profissionais da Saúde de Ji-Paraná - Gente de Opinião

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ofertará curso de Libras para profissionais do setor de Saúde. A iniciativa é da promotora de Justiça, Josiane Alessandra Mariano Rossi, da 1ª Promotoria de Ji-Paraná, que convocou o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) para a capacitação. A primeira reunião para ajustes aconteceu, nesta quarta-feira (29), no prédio do Ministério Público (1º distrito).

“É importante chegar à inclusão para os surdos também nos hospitais. Muitas vezes, nós da secretaria, os acompanhamos durante os atendimentos. Com um representante em cada unidade de saúde, para se comunicar em língua de sinais, vai facilitar o atendimento”, afirmou Bruna Monteiro, coordenadora de Libras da Semed.

O curso será preparado com foco em experiências diárias na área da Saúde. A coordenadora de Libras, instrutores surdos Ronaldo Veloso, Viviany Amorim e Zelia Nicodemos, devem participar da capacitação.

A secretária do gabinete da Semusa, Lariessa Pereira da Silva, destacou que a pasta deve buscar as demandas de atendimento em cada unidade de saúde e direcionar os profissionais para participarem do curso e intensificar os atendimentos.

Servidores de 23 unidades básicas de saúde devem participar da capacitação. “Ficou acordado que, em 30 dias, o curso será ministrado com apoio da Educação. É um avanço para a Saúde do município de Ji-Paraná”, ressaltou Andréia Aparecida Basílio, presidente do CMPD.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)