Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Semed busca motivar ingresso de alunos do curso pré-vestibular gratuito da Prefeitura na Unir



Os 360 estudantes e 30 professores do curso pré-vestibular Superação, mantido pela secretaria municipal de Educação, foram beneficiados no mês de setembro com o projeto Motivando para Vencer, que buscou prestar esclarecimentos sobre o ingresso na Universidade Federal de Rondônia (Unir), facilitar a escolha do curso desejado e dar sugestões sobre como estudar para passar no vestibular. Numa parceria da Prefeitura com a Unir, um grupo de 20 estudantes de Psicologia, liderados pela professora Valéria de Oliveira, visitou durante oito dias os seis endereços onde funcionam pólos do Superação.

De acordo com o professor José Alves Araújo, que coordena o projeto Motivando para Vencer na Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Semed, o intercâmbio buscou despertar nos alunos o interesse pelo curso de graduação e também incentivá-los a manter o comprometimento individual necessário para enfrentar os obstáculos durante a fase de preparação para o vestibular.

Durante as palestras promovidas nos encontros, e também nas conversas com a professora Valéria e seus alunos, os estudantes do Superação puderam obter informações gerais sobre os cursos oferecidos pela Unir, o que facilitará na escolha sobre a graduação desejada. Além disso, também foram divulgadas as notas mínimas necessárias para aprovação em cada curso. “Procuramos expressar diferentes formas de descobrir nossa própria vocação”, salientou.

Para Araújo, a iniciativa foi considerada um sucesso, já que os alunos do pré-vestibular Superação conseguiram sanar muitas dúvidas sobre o novo formato do vestibular, que deverá considerar para a aprovação a partir de 2012 apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nas palestras, os estudantes também puderam debater sobre as chances de se ingressar em cada curso, as oportunidades geradas após a obtenção de um nível superior e como vencer o desânimo após um dia cansativo. “Os estudantes de Psicologia puderam abordar a importância de seguir lutando pelos nossos sonhos, tirar proveito das adversidades, nossos objetivos e orientação vocacional”, completou.

O Curso Pré-Vestibular Superação funciona desde 2008, oferecendo de forma gratuita pela rede pública de ensino a preparação necessária para quem sonha ingressar na universidade Federal. As aulas ocorrem nas escolas municipais Maria Izaura, Tucumã, Vôo do Juriti e Pedro Batalha. Outras duas turmas funcionam nas dependências do Colégio particular Interação e na escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.

As visitas do pessoal da Unir ocorreram entre os dias 19 e 27 de setembro, sempre permanecendo um dia inteiro em cada pólo. Além das palestras sobre orientação vocacional, ocorreram atividades de dinâmica de grupo, a exibição de um filme motivacional e uma oficina de apresentação sobre o funcionamento interno da Unir.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a