Porto Velho (RO) segunda-feira, 18 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Semed busca motivar ingresso de alunos do curso pré-vestibular gratuito da Prefeitura na Unir



Os 360 estudantes e 30 professores do curso pré-vestibular Superação, mantido pela secretaria municipal de Educação, foram beneficiados no mês de setembro com o projeto Motivando para Vencer, que buscou prestar esclarecimentos sobre o ingresso na Universidade Federal de Rondônia (Unir), facilitar a escolha do curso desejado e dar sugestões sobre como estudar para passar no vestibular. Numa parceria da Prefeitura com a Unir, um grupo de 20 estudantes de Psicologia, liderados pela professora Valéria de Oliveira, visitou durante oito dias os seis endereços onde funcionam pólos do Superação.

De acordo com o professor José Alves Araújo, que coordena o projeto Motivando para Vencer na Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Semed, o intercâmbio buscou despertar nos alunos o interesse pelo curso de graduação e também incentivá-los a manter o comprometimento individual necessário para enfrentar os obstáculos durante a fase de preparação para o vestibular.

Durante as palestras promovidas nos encontros, e também nas conversas com a professora Valéria e seus alunos, os estudantes do Superação puderam obter informações gerais sobre os cursos oferecidos pela Unir, o que facilitará na escolha sobre a graduação desejada. Além disso, também foram divulgadas as notas mínimas necessárias para aprovação em cada curso. “Procuramos expressar diferentes formas de descobrir nossa própria vocação”, salientou.

Para Araújo, a iniciativa foi considerada um sucesso, já que os alunos do pré-vestibular Superação conseguiram sanar muitas dúvidas sobre o novo formato do vestibular, que deverá considerar para a aprovação a partir de 2012 apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Nas palestras, os estudantes também puderam debater sobre as chances de se ingressar em cada curso, as oportunidades geradas após a obtenção de um nível superior e como vencer o desânimo após um dia cansativo. “Os estudantes de Psicologia puderam abordar a importância de seguir lutando pelos nossos sonhos, tirar proveito das adversidades, nossos objetivos e orientação vocacional”, completou.

O Curso Pré-Vestibular Superação funciona desde 2008, oferecendo de forma gratuita pela rede pública de ensino a preparação necessária para quem sonha ingressar na universidade Federal. As aulas ocorrem nas escolas municipais Maria Izaura, Tucumã, Vôo do Juriti e Pedro Batalha. Outras duas turmas funcionam nas dependências do Colégio particular Interação e na escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.

As visitas do pessoal da Unir ocorreram entre os dias 19 e 27 de setembro, sempre permanecendo um dia inteiro em cada pólo. Além das palestras sobre orientação vocacional, ocorreram atividades de dinâmica de grupo, a exibição de um filme motivacional e uma oficina de apresentação sobre o funcionamento interno da Unir.

Fonte: Róbinson Gambôa
 

Mais Sobre Educação

Laerte Gomes se reúne com secretário de Educação e anuncia indicação do plano de segurança nas escolas públicas

Laerte Gomes se reúne com secretário de Educação e anuncia indicação do plano de segurança nas escolas públicas

Parlamentar informou que indicará ao Governo implantação de Plano Estratégico de Segurança nas escolas públicas do EstadoO presidente da Assembleia

Programa de Desenvolvimento Executivo proporciona dupla certificação FGV em tempo reduzido

Programa de Desenvolvimento Executivo proporciona dupla certificação FGV em tempo reduzido

Programa de Desenvolvimento Executivo (PDE)O Programa de Desenvolvimento Executivo (PDE) da Sapiens FGV está com turmas abertas para Manaus e Porto

Sapiens FGV recebe evento de fomento ao comércio exterior nos dias 09 e 10 de abril

Sapiens FGV recebe evento de fomento ao comércio exterior nos dias 09 e 10 de abril

O Grupo Sapiens é parceiro do Business Day Rondônia, encontro empresarial voltado para importação e exportação que acontece nos dias 9 e 10 de abril,

Mestrado Acadêmico em Psicologia - Divulgado edital do Processo Seletivo 2019 para ingresso discente

Mestrado Acadêmico em Psicologia - Divulgado edital do Processo Seletivo 2019 para ingresso discente

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) torna público o03/2019/Mapsi/Unir, relativo ao Processo