Domingo, 2 de outubro de 2011 - 08h29
Os 360 estudantes e 30 professores do curso pré-vestibular Superação, mantido pela secretaria municipal de Educação, foram beneficiados no mês de setembro com o projeto Motivando para Vencer, que buscou prestar esclarecimentos sobre o ingresso na Universidade Federal de Rondônia (Unir), facilitar a escolha do curso desejado e dar sugestões sobre como estudar para passar no vestibular. Numa parceria da Prefeitura com a Unir, um grupo de 20 estudantes de Psicologia, liderados pela professora Valéria de Oliveira, visitou durante oito dias os seis endereços onde funcionam pólos do Superação.
De acordo com o professor José Alves Araújo, que coordena o projeto Motivando para Vencer na Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Semed, o intercâmbio buscou despertar nos alunos o interesse pelo curso de graduação e também incentivá-los a manter o comprometimento individual necessário para enfrentar os obstáculos durante a fase de preparação para o vestibular.
Durante as palestras promovidas nos encontros, e também nas conversas com a professora Valéria e seus alunos, os estudantes do Superação puderam obter informações gerais sobre os cursos oferecidos pela Unir, o que facilitará na escolha sobre a graduação desejada. Além disso, também foram divulgadas as notas mínimas necessárias para aprovação em cada curso. “Procuramos expressar diferentes formas de descobrir nossa própria vocação”, salientou.
Para Araújo, a iniciativa foi considerada um sucesso, já que os alunos do pré-vestibular Superação conseguiram sanar muitas dúvidas sobre o novo formato do vestibular, que deverá considerar para a aprovação a partir de 2012 apenas a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Nas palestras, os estudantes também puderam debater sobre as chances de se ingressar em cada curso, as oportunidades geradas após a obtenção de um nível superior e como vencer o desânimo após um dia cansativo. “Os estudantes de Psicologia puderam abordar a importância de seguir lutando pelos nossos sonhos, tirar proveito das adversidades, nossos objetivos e orientação vocacional”, completou.
O Curso Pré-Vestibular Superação funciona desde 2008, oferecendo de forma gratuita pela rede pública de ensino a preparação necessária para quem sonha ingressar na universidade Federal. As aulas ocorrem nas escolas municipais Maria Izaura, Tucumã, Vôo do Juriti e Pedro Batalha. Outras duas turmas funcionam nas dependências do Colégio particular Interação e na escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.
As visitas do pessoal da Unir ocorreram entre os dias 19 e 27 de setembro, sempre permanecendo um dia inteiro em cada pólo. Além das palestras sobre orientação vocacional, ocorreram atividades de dinâmica de grupo, a exibição de um filme motivacional e uma oficina de apresentação sobre o funcionamento interno da Unir.
Fonte: Róbinson Gambôa
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo
Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação
Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo
O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um
Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do