Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Semed abre 200 vagas para Projovem urbano e campo


 
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) através da Divisão de Educação para Jovens e Adultos (Dieja), abriu 200 vagas divididas em duas turmas que contemplam os futuros estudantes das zonas Sul e Leste da capital. Os estudantes além de terminarem o ensino fundamental irão se especializar em um dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e receber uma bolsa de auxílio de 100 Reais.

Segundo Adriana Oliveira da Silva, chefe da Dieja a matrícula pode ser feita nas escolas Manoel Aparício, no bairro Cidade Nova, na zona Sul e São Miguel, no Bairro Jardim Santana, na zona Leste, localidade onde as aulas serão oferecidas. “Nossas aulas iniciam no dia 23 de Fevereiro. Entre os pré-requisitos é necessário ter a idade entre 18 e 29 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental e saber ler e escrever. Queremos com o Projovem promover o crescimento pessoal do aluno”, afirma Adriana Oliveira, chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos.

Adriana e explica ainda que a capacitação profissional aos estudantes é realizada pelo Programa Pronatec com parceria com o Senac. “Esse processo facilita que este jovem ao concluir o curso seja capaz não só de ingressar no Ensino Médio e ter uma qualificação profissional”, complementa, Adriana Oliveira.


Inscrições

As inscrições podem ser realizadas nas escolas polos ou na Semed, na própria Dieja. É necessário apresentar os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço, histórico escolar ou declaração de escolaridade. A Semed disponibiliza o telefone 3901 2819 para mais informações.


Campo

Nas áreas rurais de Porto velho o Projovem acontece em quatro localidades: Calama, Extrema, Assentamento Joana D'arc e Vila Princesa. “Para aqueles que moram nestas localidades pedimos que esteja nos procurando pelo telefone para passarmos o cronograma de atividades e mais informações das atividades realizadas”, finaliza a chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, Adriana.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoDomingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou, nessa segunda-feira (19), a 2ª chamada do Processo Seletivo Unific

Gente de Opinião Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)