Porto Velho (RO) sábado, 27 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Semana do cooperativismo na escola Pedro Aleixo


Em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP/SC, realizará em parceria com a Cooperativa Juriti e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo participante desde 2010 do Programa Cooperjovem, o projeto Gincana Cooperativa “Por um Mundo Melhor”. Com o objetivo de disseminar os ideais cooperativistas por meio de ações participativas e cooperativas, o evento permitirá que a Escola experimente uma prática diferente das gincanas tradicionais, que são usualmente competitivas, e realizem desafios comuns e cooperativos que contribuam para a construção de um mundo melhor.

 
O lançamento será feito na 1ª semana de julho e o desenvolvimento das atividades acontecerão entre a 4ª semana de julho à 4ª semana de agosto. Os resultados da gincana em âmbito estadual serão compilados e divulgados pelo SESCOOP/SC na 1ª semana de setembro. A ação irá mobilizar mais de 20 mil pessoas em todo o Estado, entre alunos, professores e colaboradores das escolas, pais, familiares e comunidade em geral, além de integrantes das cooperativas que apoiam o projeto.
 
Programa Cooperjovem
 
Em Santa Catarina, o programa conta com a parceria de 21 cooperativas, a adesão de 60 escolas, em 37 municípios, 315 professores e 14.033 alunos do ensino fundamental. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo envolverá na Gincana os 595 alunos (1º ano a 8ª séries dos períodos Matutino e Vespertino), os 65 colaboradores da Escola (serventes, professores, orientação, direção, estagiários, etc), também em média 20 colaboradores da Cooperativa Juriti e demais membros da comunidade escolar.
 
 
Durante a semana de 02 até 06 de julho de 2012 os professores do Programa Cooperjovem diariamente apresentam aos alunos e demais colaboradores da Escola algo sobre o tema COOPERATIVISMO:
 
2ª feira: Os precursores do Cooperativismo e os Ramos do Cooperativismo com as profª Janete,Adriana, Luzia;
3ª feira: As origens do cooperativismo com os profº Andreson e Gustavo;
4ª feira: Conceituações importantes do Cooperativismo com os profº Joanir e Cinthia;
5ª feira: O significado dos símbolos do Cooperativismo com as profª Maria, Nise, Marli;
6ª feira: Programa Cooperjovem e a Cooperativa Juriti com as profª Ester, Carolina, Dayane e a Engenheira Agrônoma Cristiane da cooperativa.
 
Na oportunidade os alunos e demais colaboradores se integram ainda mais deste tema tão importante que é o Cooperativismo e com certeza os conhecimentos que vão sendo adquiridos através destas pequenas aulas/palestras servirão de base para a Gincana Cooperativa por um Mundo Melhor.
 
Durante as aulas/palestras ministradas pelos profº são apresentados vídeos, textos e músicas sobre o tema.

 Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe