Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014 - 09h01
Em reunião na última quinta-feira (27), no Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), a deputada federal Marinha Raupp e o Secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc/RO), Emerson Castro, reivindicaram ao presidente da autarquia federal, Romeu Weliton Caputo e ao coordenador-geral de Programas Especiais (CGPES), Júlio Cezar Viana, a liberação de recursos para a construção de quadras poliesportivas para as escolas estaduais, ampliação da frota do transporte escolar e equipamentos.
Emerson Castro enfatizou a necessidade de liberação financeira para algumas ações voltadas para aquisição de transporte escolar, bicicletas, cadeiras de rodas, construção de quadras cobertas e também a continuidade das obras das escolas indígenas.
O presidente do FNDE disse conhecer bem as dificuldades de Rondônia e se comprometeu em fazer as liberações financeiras, no entanto, segundo ele, a velocidade nas medições das obras e o lançamento no sistema do FNDE são fatores preponderantes para a liberação dos recursos. “Nós vamos trabalhar para sanear alguns passivos que temos com relação a isso e há o compromisso e garantia do recurso financeiro”, disse Emerson Castro.
Cheia do rio Madeira
A deputada Marinha Raupp destacou a importância da audiência e enfatizou o trabalho do Governo da Cooperação nesse momento em que parte da população de alguns municípios do estado está sofrendo com a cheia do rio Madeira. “Nesse momento de dor e sofrimento da nossa população, há de se preocupar também, claro, num primeiro momento, é salvar vidas, mas também temos a preocupação com a educação das nossas crianças e jovens”, disse a parlamentar. Ela reivindicou do FNDE a recuperação das escolas dos municípios atingidos pela cheia.
Texto - Zózimo Macêdo
Jornalista: DRT-MT 1282
Fotos: Alex Nunes
Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília - Sibra
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26
Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO
CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem
A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)