Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Seduc quer melhoria na qualidade do ensino


O secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, participou ontem, segunda-feira (3) da solenidade para entrega dos primeiros jogos de carteiras escolares para as escolas da rede pública estadual. Acompanhando o governador Confúcio Moura, o secretário esteve inspecionando o mobiliário, antes do início da “Carreata da Educação” e comprovou a qualidade do material.

Castro acompanhou o governador durante o trajeto da concentração até a Escola de Ensino Fundamental e Médio “Zilda Frota Uchôa”, onde foram recepcionados com autoridades políticas e da sociedade vilhenense, além de populares.

O secretário e o governador despacharam com prefeitos, vereadores e lideranças industriais e comerciais de Vilhena e região, onde puderam expor o projeto educacional para o restante do atual mandato de Confúcio Moura.

Concluídos os trabalhos com as autoridades, Confúcio e Emerson compuseram a mesa – tendo o governador aberto os trabalhos e, após o seu discurso - por ter agenda em Porto Velho, teve que se ausentar do evento.

O secretário Emerson Castro usou da palavra para, inicialmente, agradecer a presenças das autoridades, das lideranças de Vilhena e demais municípios do Cone Sul e dos trabalhadores em educação e do povo. “Quero registrar e parabenizar a professora Tati pelo “Prêmio Gestão” que recebeu no final do ano passado e dizer que pela primeira vez o Governo do Estado de Rondônia reuniu todos os diretores escolares no Hotel Minuano, em Ji-Paraná, para discutir o processo educacional estadual. Considero uma grande vitória da educação o encontro de gestores”, afirmou o titular da Seduc.

Castro lembrou de sua mãe, Dorinha Castro, que era professora e tinha falecido há seis meses e destacou a importância do evento de Ji-Paraná, chegando a se emocionar. Inclusive, o governador Confúcio Moura participou por dois dias do evento, por entender da mais alta importância para o futuro do Estado.

O secretário disse que está trabalhado em torno de 10 horas por dia e que, se for preciso, trabalha 14/15 e 16 horas. “Temos que ser conscientes do trabalho. Minha mãe falava que na sua época havia dificuldade de ensinar. Hoje, estamos encontrando dificuldades para levar educação aos quatro quadrantes de Rondônia, mas com a orientação do governador Confúcio Moura e ajuda de todos, os trabalhadores da educação é possível melhorar em qualidade o ensino”, destacou.

Qualidade do ensino

Mostrando a importância da qualidade do ensino público, Castro lembrou que estudou em escola pública e conseguiu se formar em Direito e Hotelaria, além de ter ocupado cargos de secretário Municipal de Esportes de Porto Velho, vice-prefeito e prefeito de Porto Velho, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico. Atualmente é o titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e já foi vereador em Porto Velho. “O que temos que fazer é melhorar a qualidade de nosso ensino. O governador está disposto a oferecer o que estiver ao alcance do Governo do Estado para que os índices de avaliação do ensino possam ser positivos na próxima avaliação”, frisou.

Para o secretário, a escola não é tudo. Ressaltou que os seus filhos devem trilhar o caminho do bem para que sejam de bom caráter e a escola precisa da ajuda dos pais para que haja uma reviravolta no processo do ensino no Estado.

Em termos de redução de analfabetos, Rondônia vem se destacando e disse que nos anos 70 a Região Norte detinha 60% da população jovem analfabeta e, atualmente, o percentual é de 10% e que pode ser reduzido com a participação de todos em busca do bem comum.

O secretário lembrou que este ano vai lançar o Índice de Desenvolvimento do Ensino de Rondônia (Idero) e que está sendo desenvolvido pela Consultoria Falconi e pretende manter a meta alcançada no último trabalho do Ideb.

O empenho do governador Confúcio Moura também foi destacado pelo secretário, visto que Rondônia vai receber um pouco mais de 60 mil conjuntos de jogos escolares; enquanto Mato Grosso deve ter 30 mil conjuntos. “Quero deixar claro que novos conjuntos estarão chegando nos próximos dias e, neste sentido, tranquilizar os diretores de escolas quanto à entrega , pois está a cargo da empresa vencedora da licitação.

A participação do senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp foi citada pelo secretário, pois os dois parlamentares trabalharam exaustivamente para que Rondônia pudesse ter o maior número possível de mobiliário.

O governador, segundo Castro, autorizou a doação das carteiras hoje existentes em salas de aulas para as prefeituras, entidades religiosas e assistenciais, onde tenham necessidade. “O Patrimônio do Governo está tratando da documentação da doação e nos próximos dias haverá entrega dos mobiliários”.

Para finalizar, o secretário agradeceu a todos e destacou o trabalho da diretoria da Escola “Zilda Frota Uchôa”, Jucisley Martins, que mantém o estabelecimento de ensino dentro do que espera de um gestor educacional, especialmente com a limpeza e organização. Os trabalhadores em educação também foram lembrados pelo secretário, enaltecendo o empenho de cada um para que haja a melhoria na qualidade do ensino.

Gestora elogia ação do governo

A gestora educacional da Escola de Ensino Fundamental e Médio "Zilda Frota Uchôa", Jucisley Martins, em seu discurso emocionada, elogiou o governador Confúcio Moura e o secretário Emerson Castro, da Educação, pelo resgate da melhoria na qualidade do ensino nas escolas da rede estadual e disse que a obrigação dos trabalhadores em educação é de somar esforços pela boa qualidade da educação.

Martins destacou os discursos de Confúcio e Emerson em direcionar as ações para a qualidade do ensino e frisou que a "Zilda Frota Uchôa" vem se destacando no cenário educacional de Rondônia pelo empenho, garra, determinação, abnegação e profissionalismo de todos que integram o corpo docente e que contam com a decisiva participação dos servidores públicos, pais e alunos.

Sendo direta em seu discurso, a gestora pediu apoio logístico para que a escola possa continuar sendo o orgulho de todos que integram o estabelecimento de ensino, tendo recebido o aval do secretário Emerson para os projetos que serão colocados em execução no corrente ano.

Fonte: Antonio Queiroz /  Seduc
 

Mais Sobre Educação

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

IFRO organiza etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Esta será a 6ª edição organizada pelo IFRO no estado de Rondônia

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31