Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Seduc envia ao Ministério da Educação resultado do seminário que debateu base nacional comum curricular


A Gerência de Educação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou ontem(14) que enviará ao Ministério da Educação o resultado do Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizado na semana passada em Porto Velho.

“Após a análise da terceira versão da BNCC pelo Conselho Nacional de Educação e apreciação do ministro, de cinco a 19 de agosto tudo sairá no portal do MEC”, disse a coordenadora do Seminário e do Processo de Sistematização da BNCC, Janette Reis. O resultado também será publicado no Portal do Governo de Rondônia.

Representantes do Ministério da Educação elogiaram a organização do seminário estadual: “O Governo de Rondônia dispensou recursos liberados pelo MEC, enquanto outros estados tiveram que utilizá-los”, comentou o gerente de projetos do Comitê Gestor de Seminários Estaduais, João Paulo Cossi Fernandes, com a secretária Fátima Gavioli, a gerente de educação Angélica Ayres, e a coordenadora Janette Reis.

Entre representantes estaduais e municipais participaram do seminário 260 professores, coordenadores regionais de educação, estudantes e autoridades do setor.

“A Seduc custeou inclusive a vinda de delegados do interior. Na avaliação do gerente do comitê, a sintonia entre Seduc e MEC ocorreu principalmente no uso de notebooks pelas equipes, o que facilitou baixar textos de leis, documentação e o que mais foi necessário para o debate das propostas”, comentou Janette.

Seminários estaduais visam utilizar 60% da carga horária dos estudantes da educação básica no País com conteúdos definidos na base. No restante do tempo, as redes de ensino poderão definir o que ofertar – desde conteúdos regionais e atividades extras à formação técnica, por exemplo.

No ano passado, as contribuições ao MEC pediam a inclusão de novos objetivos de aprendizagem, a maior parte delas, 73,7%, para o ensino fundamental, e 36,4% para a área de linguagens.

Leia mais:

Seminário da base curricular comum em Porto Velho vai propor melhorias dos ensinos fundamental e médio e educação infantil


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Estevan Quintela/Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quando o amor pela escola fecha um ciclo: a aluna que virou professora e inspira novas gerações

Quando o amor pela escola fecha um ciclo: a aluna que virou professora e inspira novas gerações

Quando uma aluna se torna colega de trabalho de sua ex-professora, esse momento pode ser carregado de simbolismo e emoção, tanto para a aluna quanto p

Sebrae e SEDUC Porto Velho firma parceria para fortalecer a Educação Empreendedora em 2026

Sebrae e SEDUC Porto Velho firma parceria para fortalecer a Educação Empreendedora em 2026

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) firmou, nesta segunda-feira (13), o termo de adesão ao Programa de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebra

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para o projeto “Creche Noturna”

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para o projeto “Creche Noturna”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que estão abertas as inscrições para o projeto “Creche Notu

Sucesso A 6ª Feira do Estudante de Rondônia 2025

Sucesso A 6ª Feira do Estudante de Rondônia 2025

Os jovens  estudantes das escolas da rede pública estadual e privada todos intusiamados estão particpantado da 6ª Feira do Estudante de Rondônia Int

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)