Quarta-feira, 2 de julho de 2014 - 05h15
Secretário Emerson Castro debateu sobre pontos do Pronatec com representantes do Conselho Estadual de Educação
A professora Josefa Oliveira, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) – em companhia de Marcela Campos, esteve reunida com Emerson Castro, secretário de Estado da Educação, nesta sexta-feira (27), para tratar de assuntos atinentes ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Rondônia.
O programa foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e, segundo Oliveira, pode expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância.
O Pronatec também tem como objetivo construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais. “O programa pode aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, além de aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica e, finalmente, melhorar a qualidade do ensino médio” lembrou o secretário Castro.
A professora Josefa afirmou ao secretário Emerson que o Pronatec tem um universo de 8 milhões de inscritos e a meta é atingir os 12 milhões, o que deve acontecer até o final do ano e Rondônia tem sido uma referência nacional “per capita” e está em primeiro lugar na região Norte.
A meta 13 é ampliar a oferta de matriculas da educação profissional técnica de nível médio, de modo a atender, no mínimo, 20% dos alunos do ensino médio até o final da vigência do PEE/RO.
A meta 11 quer triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nivel médio, assegurando a qualidade da oferta pelo menos 50% da expansão no segmento público.
Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, a professora e o secretário garantem que o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para quem concluiu o Ensino Médio e para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
Diversos pontos do Pronatec foram debatidos e o secretário Emerson Castro colocou a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) à disposição para que o Pronatec continue obtendo sucesso e que todas as metas venham ser alcançadas no Estado.
Fonte
Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc
Foto: Quintela
Decom - Governo de Rondônia
Rondônia conquistou o maior percentual de alfabetização da região Norte e o sexto do Brasil. Os números foram divulgados na sexta-feira (11) pelo Mi
Bolsista do PIBIC-EM da UNIR é vencedora em premiação nacional de Iniciação Científica do CNPq
A estudante Carmem Keli Santos Sousa, de 17 anos, foi uma das vencedoras do 22º Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, na Ca
Governo de RO avança na Educação com reforma de escola no distrito de Vila Marcão em Alta Floresta
A escola municipal Boa Esperança, localizada no distrito de Vila Marcão, em Alta Floresta d'Oeste, na Zona da Mata, recebeu nesta quinta-feira (10),
Rondônia conquistou, em 2024, o melhor desempenho da Região Norte no índice nacional de alfabetização infantil. O estado ocupa o 6º lugar no ranking