Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Seduc adere à Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa


Mobilizando estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio, a olimpíada é um estímulo para a produção textual de memórias, poemas, crônicas e artigos de opinião no ambiente escolar. Os professores de língua portuguesa interessados em inserir suas respectivas escolas na competição deverão se inscrever via internet no portal www.escrevendoofuturo.org.br

Segundo o secretário Júlio Olivar, a Seduc adere à iniciativa, por acreditar que o trabalho favorece o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “É uma oportunidade para que escolas, educadores e estudantes aprimorem seus trabalhos. Daí o interesse da secretaria em fazer adesão ao projeto, incentivando a participação de suas escolas de ensino fundamental e médio”, apontou.

Como Participar

Para garantir sua participação e de sua escola, os professores precisam estar lecionando na rede pública em 2012 e, com a anuência do gestor da escola, deverão fazer sua inscrição gratuita via internet, através do preenchimento e envio da ficha de inscrição eletrônica disponível no site www.escrevendoofuturo.org.br. “Lembramos que o professor que leciona em mais de uma escola, se assim desejar, deverá fazer a inscrição individual de cada uma delas, garantindo assim a participação efetiva de todos os seus alunos”, explicou.

Categorias e Premiações

Neste ano de 2012, a olimpíada terá como tema “O lugar onde moro” e será desenvolvida em quatro categorias, onde os alunos do 5° e 6° anos (do ensino fundamental) participam do gênero poema, os do 7º e 8º participam do gênero memórias, os do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano ensino médio trabalharão a produção de crônicas e os do 2º e 3º do médio, artigos de opinião. Antes de apresentar oficialmente seus trabalhos para concorrer, os alunos participarão de oficinas de redação em suas escolas.

Os 20 melhores textos (cinco por categoria) além de serem publicados na coleção “Melhores textos 2012” serão premiados, com os alunos autores e seus professores recebendo medalha de ouro, notebook e uma impressora cada. Suas respectivas escolas serão contempladas com um laboratório de informática com 10 microcomputadores, projetor multimídia, telão e livros. Os professores que tiverem os melhores “Relatos de Prática” na etapa regional, também ganharão um netbook, cada.

Formação para professores

Após a inscrição, o professor começará a participar de uma formação voltada para o aperfeiçoamento do ensino de Língua Portuguesa, focada nos gêneros textuais.

“Os professores também passarão a receber a revista Na Ponta do Lápis, que trará artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente, além de terem acesso à comunidade virtual da Olimpíada de Língua Portuguesa, onde poderão participar de cursos online e interagir com professores de todo Brasil. Este é o diferencial da olimpíada: fornecer uma preparação aos professores e alunos que garantirá não só o sucesso na competição, mas também na sala de aula e nas avaliações de qualidade da educação básica, como a Prova Brasil e Enem”.

Olimpíada

A Olimpíada “Escrevendo o Futuro” acontece em anos pares. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos, sendo uma grande chance para o aperfeiçoamento de professores e incentivo à prática da leitura e escrita entre os alunos das escolas públicas.

Mais informações sobre a competição educativa podem ser obtidas por meio do telefone 69-3216-5330 junto à gerência de Ensino.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31