Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Secretaria Municipal de Educação capacita professores de matemática


Secretaria Municipal de Educação capacita professores de matemática - Gente de Opinião

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Mathema, vêm realizando, desde maio deste ano, formação continuada em matemática para professores e técnicos da rede. O curso tem duração de 256 horas na modalidade semipresencial.

Segundo Glória Melo, diretora da Divisão de Formação da Semed (Difor), uma vez ao mês a formadora do Mathema, professoradoutora Pricilla Cerqueira, autora de planos de aula da Revista Nova Escola, vem a Porto Velho ministrar aula presencial aos professores cursistas.

“A finalidade do curso é formar professores multiplicadores dos conhecimentos da matemática e da didática específica dela, que atuarão em formação dos demais professores da rede, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem do letramento matemático nas escolas”, disse ela.

O resultado de proficiência em matemática apresentado pelo IDEB de 2015 revelou que apenas 21% dos alunos que fizeram a Prova Brasil alcançaram o conhecimento esperado, sendo que 24% apresentaram preparação insuficiente e 51% pouco aprendizado. Apenas 4% dos alunos mostraram estar em nível avançado de conhecimento em matemática.

Com base nesses resultados, a Secretaria Municipal de Educação vem investindo na formação das equipes gestoras das escolas e dos professores na intenção de mudar esse contexto, e assegurar que as crianças da rede tenham aprendizagem de excelência em todas as áreas do conhecimento.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da educação

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da educação

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), divulgou na noit

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até este domingo, 25, em todo estado

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos estão abertas até este domingo, 25, em todo estado

O ensino online continua sendo uma ferramenta estratégica na expansão da qualificação de mão de obra em Rondônia, no ano de 2026. Acaba de ser lança

Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos

Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos

Já está disponível em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a jovens, adult

Já estão abertas as inscrições para o Sisu 2026

Já estão abertas as inscrições para o Sisu 2026

Os candidatos e candidatas que realizaram as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão, a partir desta segunda-feira (

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)