Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Secretaria de Educação realiza II Encontro Pedagógico


No último dia 27ª a secretaria municipal de Educação (Semed), por meio da divisão de educação de Jovens e Adultos, (Dieja), promoveu o II Encontro Pedagógico com os coordenadores e orientadores das escolas municipais de Porto Velho. O tema desta edição foi “ Violência e Integração Familiar”. O evento aconteceu no Centro de Formação Profissional do Município.

Durante o encontro foi apresentado o projeto Conhecer para Defender, pelas palestrantes voluntárias: Eliete Cabral de Lima (Assistente Social) e Adaluce Coelho Jorge (Psicóloga), ambas do 1º juizado da Infância e juventude. O projeto foi criado pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Porto Velho (RO) e busca a criação de um conjunto de condição moral e institucional favorável ao processo socioeducativo e ainda a criação de campanha e ampla divulgação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, com ênfase nos dispositivos referentes aos adolescentes que cometem ato infracional.

O encontro foi organizado e desenvolvido pelos técnicos da Dieja com a supervisão da Chefe de Divisão Luciane Lina Ferreira de Souza. Participaram 30 orientadores e coordenadores das escolas municipais de Jovens e Adultos os quais contribuíram com questionamentos e opiniões quanto à temática abordada.

De acordo com Luciane o encontro serviu para se debater sobre a integração da família no combate a violência. “A família influencia positivamente quando transmite afetividade, apoio e solidariedade e negativamente quando há casos de violência, seja qual tipo for. Esta instituição tem maior responsabilidade na educação dos indivíduos, por estar em constante contato em sua casa, mas a escola também tem papel fundamental. E é preciso que haja uma integração tanto com a família como com a escola. Pois estas duas instituições são essenciais no processo de desenvolvimento da criança e do adolescente”, disse.

Por: Meiry Santos

Fotos: Dieja/Semed
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama realiza, de 11 a 13 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecn

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu, nesta segunda-feira (10/11), as inscrições para o Processo Seletivo

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até quinta-feira, 13, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até quinta-feira, 13, em Porto Velho

Mais um cronograma de cursos profissionalizantes presenciais é lançado pelo governo de Rondônia para Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas

Grandes nomes da Psiquiatria confirmam presença na III Jornada de Psiquiatria de Rondônia — confira os nomes!

Grandes nomes da Psiquiatria confirmam presença na III Jornada de Psiquiatria de Rondônia — confira os nomes!

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia, filiado à Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realiza entre os dias 17 e 19 de novembro a III Jornada

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)