Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020 - 09h22
O programa de Educação Empreendedora do Sebrae será aplicado para alunos da rede pública estadual do ensino médio em 2020. A iniciativa foi marcada pela assinatura de um Termo de Adesão do Governo do Estado, através da Seduc, com o Sebrae, realizada esta semana (12) em Porto Velho.
O secretário de estado da Seduc, Suamy Lacerda firmou o compromisso pelo governo de Rondônia enquanto o diretor técnico do Sebrae, Samuel Almeida representou a instituição de apoio aos Pequenos Negócios. Durante o ato, as equipes técnicas das duas entidades aproveitaram para analisar e planejar os detalhes da aplicação da metodologia ainda para este ano.
Serão cerca de 7 mil alunos beneficiados com a iniciativa, em um projeto piloto aplicado na região pólo de Porto Velho e municípios da região. Neste momento, a Seduc está trabalhando na escolha das unidades que participarão do projeto, a partir de critérios pré-estabelecidos definidos pela secretaria.
A Educação Empreendedora para o Ensino Médio está estruturada com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificarem oportunidades e planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras.
“A Educação Empreendedora tem o poder de despertar nas pessoas os impulsos necessários que a sociedade precisa e o Governador Coronel Marcos Rocha avaliou como necessária e prioritária esta parceria com o Sebrae”, disse o secretário Suamy.
A metodologia piloto a ser aplicada será o Crescendo e Empreendendo, com uma programação de 12 horas, cujo objetivo é provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo, para que ele conheça esse universo e se predisponha a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras, sendo trabalhado no formato de oficinas.
Para Samuel Almeida, “A velocidade que estamos imprimindo mostra a prioridade e importância que o governo está dando para que não apenas o corpo técnico mas os alunos sejam capacitados e motivados para realmente transformarmos a nossa sociedade”, comemorou.
Importante mencionar que a metodologia desperta as características que estão latentes nos participantes. É uma mudança de atitude que, após a conclusão da metodologia, poderão ser notadas as novas posturas comportamentais, incluindo a busca por informações e um novo pensar por parte dos alunos impactados. O Sebrae disponibiliza uma série de cursos EAD gratuitos para o prosseguimento da formação cidadã de cada um.
Governador Marcos Rocha entrega Escola 13 de Maio totalmente reformada e ampliada em Ji-Paraná
A obra de reforma e ampliação da Escola Estadual 13 de Maio, no município de Ji-Paraná foi entregue nesta sexta-feira (4) pelo governador de Rondôni
3ª edição Prêmio Educador Transformador
Iniciativa nacional valoriza projetos educacionais que inspiram mudanças e promove protagonismo de professores e gestores. Sebrae em Rondônia é parc
Capacitação relacionada à Lei Lucas foi realizada nesta quinta-feira, 3.
Algumas horas de treinamento podem gerar grandes transformações na sociedade. Em Buritis, um curso oferecido pela Escola do Legislativo (Elero) ensi
IEL-RO amplia oferta de estágios para estudantes de nível médio e superior
O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO) está com vagas abertas para estudantes do ensino médio e superior interessados em ingressar no mercado