Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Sebrae apresenta palestra sobre aprendizagem em Pimenta Bueno

Os quatro pilares da educação sustentáculos da educação empreendedora


Sebrae apresenta palestra sobre aprendizagem em Pimenta Bueno - Gente de Opinião

O processo de aprendizagem tem como referenciais: aprender a conhecer e aprender a fazer. Mas a educação só é bem aplicada quando o aluno passa a aprender a viver com os outros e aprender a ser.

Como ideia de base, esses procedimentos são chamados de quatro pilares que firmam o conceito da educação. Para que o ensino aprendizagem possa contribuir para as dinâmicas utilizadas em sala de aula, o gestor de educação precisa conhecer seus alunos e prover atividades baseadas em conceitos adquiridos anteriormente e que sejam de aplicação prática. Para evidenciar essa forma de trabalho a prefeitura de Pimenta Bueno buscou o conhecimento aplicado pelo Sebrae em Rondônia, que tem expertise agregadora com seus conteúdos de educação empreendedora nas escolas de ensino fundamental e ensino médio.

A prefeitura promoveu encontro de boas-vindas aos servidores municipais da educação por meio da secretaria municipal de educação e Cultura (SEMEC) de Pimenta Bueno. O encontro foi realizado durante a manhã desta segunda-feira (3).

Na oportunidade, e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da unidade regional de Pimenta Bueno, foi realizada uma palestra motivacional sobre “Os 4 pilares da Educação Refletidos no Espelho”, ministrada pelo analista do Sebrae Emerson Inácio da Silva de Vilhena, com formação em gestão estratégica de pessoas.

A secretária municipal de educação, Marcilene Rodrigues, agradeceu a presença de todos e enalteceu a sua equipe pelo trabalho desenvolvido. “Serão atendidas aproximadamente 4.600 crianças nesse ano de 2020, e para termos uma educação de qualidade e com objetivos alcançados, faz-se necessária a união de todos, e desta forma podermos atender nossos alunos conforme planejamento escolar”.

O Prefeito, Delegado Araújo, ao fazer uso da palavra, desejou boas-vindas aos servidores e destacou o comprometimento da administração em estar sempre pronta para trabalhar pela educação como prioridade. “Dentro do planejamento, queremos oferecer mais segurança para vocês, capacitação, objetivos claros e estruturas físicas boas que proporcionem melhores condições de trabalho”, concluiu.

A solenidade realizada no Centro Cultural de Pimenta Bueno, contou com a participação de autoridades como o vice-prefeito, Valteir Cruz, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Sergio Tobias e com a parceira da prefeitura a analista do Sebrae em Pimenta Bueno, Elani Satelis.

Sebrae apresenta palestra sobre aprendizagem em Pimenta Bueno - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Jornada Despertar capacita professores da rede municipal para fortalecer protagonismo juvenil em Porto Velho

Jornada Despertar capacita professores da rede municipal para fortalecer protagonismo juvenil em Porto Velho

Segue acontecendo até o dia 26 de junho, na sede do Sebrae em Porto Velho, a formação de professores na metodologia Jornada Despertar. A capacitação

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho

A Equipe Enem, formada pelos melhores professores de Porto Velho, está com promoção exclusiva para a nova turma do Intensivo que vai iniciar no mês

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)