Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Sebrae apresenta palestra sobre aprendizagem em Pimenta Bueno

Os quatro pilares da educação sustentáculos da educação empreendedora


Sebrae apresenta palestra sobre aprendizagem em Pimenta Bueno - Gente de Opinião

O processo de aprendizagem tem como referenciais: aprender a conhecer e aprender a fazer. Mas a educação só é bem aplicada quando o aluno passa a aprender a viver com os outros e aprender a ser.

Como ideia de base, esses procedimentos são chamados de quatro pilares que firmam o conceito da educação. Para que o ensino aprendizagem possa contribuir para as dinâmicas utilizadas em sala de aula, o gestor de educação precisa conhecer seus alunos e prover atividades baseadas em conceitos adquiridos anteriormente e que sejam de aplicação prática. Para evidenciar essa forma de trabalho a prefeitura de Pimenta Bueno buscou o conhecimento aplicado pelo Sebrae em Rondônia, que tem expertise agregadora com seus conteúdos de educação empreendedora nas escolas de ensino fundamental e ensino médio.

A prefeitura promoveu encontro de boas-vindas aos servidores municipais da educação por meio da secretaria municipal de educação e Cultura (SEMEC) de Pimenta Bueno. O encontro foi realizado durante a manhã desta segunda-feira (3).

Na oportunidade, e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da unidade regional de Pimenta Bueno, foi realizada uma palestra motivacional sobre “Os 4 pilares da Educação Refletidos no Espelho”, ministrada pelo analista do Sebrae Emerson Inácio da Silva de Vilhena, com formação em gestão estratégica de pessoas.

A secretária municipal de educação, Marcilene Rodrigues, agradeceu a presença de todos e enalteceu a sua equipe pelo trabalho desenvolvido. “Serão atendidas aproximadamente 4.600 crianças nesse ano de 2020, e para termos uma educação de qualidade e com objetivos alcançados, faz-se necessária a união de todos, e desta forma podermos atender nossos alunos conforme planejamento escolar”.

O Prefeito, Delegado Araújo, ao fazer uso da palavra, desejou boas-vindas aos servidores e destacou o comprometimento da administração em estar sempre pronta para trabalhar pela educação como prioridade. “Dentro do planejamento, queremos oferecer mais segurança para vocês, capacitação, objetivos claros e estruturas físicas boas que proporcionem melhores condições de trabalho”, concluiu.

A solenidade realizada no Centro Cultural de Pimenta Bueno, contou com a participação de autoridades como o vice-prefeito, Valteir Cruz, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Sergio Tobias e com a parceira da prefeitura a analista do Sebrae em Pimenta Bueno, Elani Satelis.

Sebrae apresenta palestra sobre aprendizagem em Pimenta Bueno - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com presença da CNC, Sistema Fecomércio Rondônia entrega 3 Unidades Móveis dos segmentos Tecnologia do Comércio, Beleza e Gastronomia durante Fórum de Presidentes da Amazônia Legal

Com presença da CNC, Sistema Fecomércio Rondônia entrega 3 Unidades Móveis dos segmentos Tecnologia do Comércio, Beleza e Gastronomia durante Fórum de Presidentes da Amazônia Legal

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Rondônia), realiza no dia 3 de março de 2026 a solenida

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 5 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até 5 de março, em Porto Velho

Além da oferta de 15 cursos técnicos em Porto Velho neste semestre, o governo de Rondônia mantém uma agenda de capacitação para quem quer atualizar

Reta final de inscrições para o Partiu IF: 520 vagas são ofertadas pelo IFRO em 9 municípios de Rondônia

Reta final de inscrições para o Partiu IF: 520 vagas são ofertadas pelo IFRO em 9 municípios de Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está nos últimos dias de inscrições para o Curso de Formação Inicial e Cont

UNIR está com inscrições abertas para 47 vagas de professor efetivo

UNIR está com inscrições abertas para 47 vagas de professor efetivo

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) segue recebendo inscrições para o concurso público que selecionará 47 professores efetivos do Magistério Sup

Gente de Opinião Terça-feira, 3 de março de 2026 | Porto Velho (RO)