Porto Velho (RO) sábado, 4 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Rondônia recebe projeto Capacita Apae Brasil


Rondônia recebe projeto Capacita Apae Brasil  - Gente de Opinião

O estado de Rondônia receberá no período de 27 a 29 de outubro o projeto Capacita Apae Brasil. A capacitação, que terá duração de três dias, acontecerá em Ji-Paraná, no intuito de integrar os profissionais das 36 Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do estado oferecendo ferramentas para a ampliação e o aprimoramento da defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Rondônia será o sétimo estado brasileiro a receber o treinamento. Em 2019, profissionais do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, do Pará, do Maranhão e do Amapá já receberam a capacitação.

A ideia é proporcionar aos dirigentes e profissionais da Federação Estadual e das Apaes do Estado conhecimentos de gestão administrativo-financeira, institucional, de técnicas especializadas aplicadas nas áreas (Assistência Social, Educação e Saúde) de atendimento das entidades, interação e integração com as políticas públicas e oportunidades de convívios com os integrantes da rede Apae Brasil.

“O projeto multidisciplinar é promovido pela Federação Nacional das Apaes. Dentre os objetivos está também a garantia de possibilidades aos integrantes da rede Apae Brasil se adequarem às normas vigentes nos atendimentos das políticas públicas inerentes a atuação das Apaes, além de permitir conhecer práticas de gestão que induzam ao conceito de compliance”, explica o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, que participará da abertura do evento.

Programação

A apresentação da Rede Apae, o conceito de deficiência, enfoque na gestão democrática, os marcos legais e as realidades regionais são alguns dos temas introdutórios a serem abordados nas palestras de capacitação que devem contar a participação de cerca de 260 treinandos.

Serão formados grupos temáticos sobre assistência social, política educacional e política de saúde, com o objetivo de aprofundamento na Legislação Institucional, Marco Regulatório, Legislação indutora das ações e de políticas públicas, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Norma Operacional Básica da Assistência Social, Resolução do Conselho Nacional de Saúde, dentre outros.

Sobre as Apaes

O Brasil conta atualmente com 2.216 Apaes e coirmãs filiadas que beneficiam mais de 700 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É o maior movimento social do Brasil e do mundo na sua área de atuação.

Só em Rondônia são atendidas cerca de quatro mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, nas 36 Apaes do estado, localizadas em 36 municípios, incluindo Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Mirante da Serra, Presidente Médici, entre outros.

Capacita Apae Brasil

DATA: 27 a 29 de outubro de 2019 (domingo a terça-feira)

LOCAL: Hotel Maximus -- R. Dr. Osvaldo, 142 - Jotão - Jí-Paraná (RO)

Mais informações:

Assessoria de Imprensa da Federação Nacional das Apaes

(61) 3323-1072 -- Aline Reis e Priscilla Rodrigues

Municípios com unidades da APAE em Rondônia

1- ALTA FLORESTA D'OESTE

2- ALTO ALEGRE DOS PARECIS

3- ALTO PARAÍSO

4- ALVORADA D'OESTE

5- ARIQUEMES

6- BURITIS

7- CABIXI

8- CANDEIAS DO JAMARI

9- CEREJEIRAS

10- CHUPINGUAIA

11- COLORADO DO OESTE

12- COSTA MARQUES

13- ESPIGÃO D'OESTE

14- ITAPUÃ DO OESTE

15- JARU

16- JI-PARANÁ

17- MACHADINHO D'OESTE

18- MIRANTE DA SERRA

19- NOVA BRASILÂNDIA D'OESTE

20- NOVA MAMORÉ

21- PARECIS

22- PORTO VELHO

23- PRESIDENTE MÉDICI

24- PRIMAVERA DE RONDÔNIA

25- SANTA LUZIA D'OESTE

26- SÃO FELIPE D'OESTE

27- SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

28- SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ

29- SERINGUEIRAS

30- URUPÁ

31- VALE DO ANARÍ

32- VILHENA

33- CO-IRMÃ CENAPE (PIMENTA BUENO)

34- CO-IRMÃ CERNIC (CACOAL)

35- CO-IRMÃ CER (ROLIM DE MOURA)


36- CUJUBIM

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam