Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Educação

Rondônia recebe projeto Capacita Apae Brasil


Rondônia recebe projeto Capacita Apae Brasil  - Gente de Opinião

O estado de Rondônia receberá no período de 27 a 29 de outubro o projeto Capacita Apae Brasil. A capacitação, que terá duração de três dias, acontecerá em Ji-Paraná, no intuito de integrar os profissionais das 36 Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do estado oferecendo ferramentas para a ampliação e o aprimoramento da defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Rondônia será o sétimo estado brasileiro a receber o treinamento. Em 2019, profissionais do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco, do Pará, do Maranhão e do Amapá já receberam a capacitação.

A ideia é proporcionar aos dirigentes e profissionais da Federação Estadual e das Apaes do Estado conhecimentos de gestão administrativo-financeira, institucional, de técnicas especializadas aplicadas nas áreas (Assistência Social, Educação e Saúde) de atendimento das entidades, interação e integração com as políticas públicas e oportunidades de convívios com os integrantes da rede Apae Brasil.

“O projeto multidisciplinar é promovido pela Federação Nacional das Apaes. Dentre os objetivos está também a garantia de possibilidades aos integrantes da rede Apae Brasil se adequarem às normas vigentes nos atendimentos das políticas públicas inerentes a atuação das Apaes, além de permitir conhecer práticas de gestão que induzam ao conceito de compliance”, explica o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, que participará da abertura do evento.

Programação

A apresentação da Rede Apae, o conceito de deficiência, enfoque na gestão democrática, os marcos legais e as realidades regionais são alguns dos temas introdutórios a serem abordados nas palestras de capacitação que devem contar a participação de cerca de 260 treinandos.

Serão formados grupos temáticos sobre assistência social, política educacional e política de saúde, com o objetivo de aprofundamento na Legislação Institucional, Marco Regulatório, Legislação indutora das ações e de políticas públicas, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Norma Operacional Básica da Assistência Social, Resolução do Conselho Nacional de Saúde, dentre outros.

Sobre as Apaes

O Brasil conta atualmente com 2.216 Apaes e coirmãs filiadas que beneficiam mais de 700 mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla. É o maior movimento social do Brasil e do mundo na sua área de atuação.

Só em Rondônia são atendidas cerca de quatro mil pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, nas 36 Apaes do estado, localizadas em 36 municípios, incluindo Porto Velho, Ariquemes, Vilhena, Mirante da Serra, Presidente Médici, entre outros.

Capacita Apae Brasil

DATA: 27 a 29 de outubro de 2019 (domingo a terça-feira)

LOCAL: Hotel Maximus -- R. Dr. Osvaldo, 142 - Jotão - Jí-Paraná (RO)

Mais informações:

Assessoria de Imprensa da Federação Nacional das Apaes

(61) 3323-1072 -- Aline Reis e Priscilla Rodrigues

Municípios com unidades da APAE em Rondônia

1- ALTA FLORESTA D'OESTE

2- ALTO ALEGRE DOS PARECIS

3- ALTO PARAÍSO

4- ALVORADA D'OESTE

5- ARIQUEMES

6- BURITIS

7- CABIXI

8- CANDEIAS DO JAMARI

9- CEREJEIRAS

10- CHUPINGUAIA

11- COLORADO DO OESTE

12- COSTA MARQUES

13- ESPIGÃO D'OESTE

14- ITAPUÃ DO OESTE

15- JARU

16- JI-PARANÁ

17- MACHADINHO D'OESTE

18- MIRANTE DA SERRA

19- NOVA BRASILÂNDIA D'OESTE

20- NOVA MAMORÉ

21- PARECIS

22- PORTO VELHO

23- PRESIDENTE MÉDICI

24- PRIMAVERA DE RONDÔNIA

25- SANTA LUZIA D'OESTE

26- SÃO FELIPE D'OESTE

27- SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ

28- SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ

29- SERINGUEIRAS

30- URUPÁ

31- VALE DO ANARÍ

32- VILHENA

33- CO-IRMÃ CENAPE (PIMENTA BUENO)

34- CO-IRMÃ CERNIC (CACOAL)

35- CO-IRMÃ CER (ROLIM DE MOURA)


36- CUJUBIM

Mais Sobre Educação

Todos os 419 Professores de Ji-Paraná terão notebook para trabalhar em casa

Todos os 419 Professores de Ji-Paraná terão notebook para trabalhar em casa

Reunião realizada na manhã desta segunda-feira (06), no Gabinete da Prefeitura de Ji-Paraná para tratou sobre a aplicação de parte dos 25% do Orçament

FIMCA inova e realiza colação de grau de medicina de forma drive thru

FIMCA inova e realiza colação de grau de medicina de forma drive thru

Atendendo as convocações do Governo Federal e do Governo do Estado de Rondônia o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA, realizou na tarde d

Senac Recomenda, você aprende ainda mais

Senac Recomenda, você aprende ainda mais

Quer usar vídeos no YouTube para estudar, mas fica perdido no meio de tanto conteúdo e não sabe nem por onde começar? Siga o que o Senac recomenda p

Ancar: qualificação de colaboradores ganha força durante pandemia

Ancar: qualificação de colaboradores ganha força durante pandemia

A Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping center do Brasil, apostou na Universidade Ancar Ivanhoe neste momento de isolamento social e adi