Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Rondônia bate média nacional no Bolsa Família Educação


Com o índice de 92,16%, Rondônia superou a média nacional no Programa Bolsa Família no segmento Educação, o qual atingiu 90,8%, entre período de agosto e setembro deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (Mec). O número representa um aumento no controle da frequência escolar dos beneficiados pelo programa federal no estado. “Esta é a primeira vez que atingimos esta porcentagem”, declara Sirley Corsino, coordenadora estadual do Bolsa Família Educação, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Atualmente há quase 160 mil crianças e jovens rondonienses, de seis a 17 anos, cadastrados no Bolsa Família. Destes, mais de 150 mil estão identificados nas escolas do estado e cerca de 147 mil estão com frequência escolar regular. “É uma vitória, um grande avanço. Fomos elogiados por representantes do Mec por conta deste número. E queremos mais”, relata a coordenadora estadual.

Após os resultados da avaliações, que são realizadas bimestralmente, Sirley diz que o objetivo agora é diminuir o número de alunos sem informação sobre identificação nas escolas ou frequência escolar, que o Mec divulgou com um pouco mais de 12 mil. “Muitos mudam de cidade ou de escola, ou têm o nome cadastrado no Bolsa Família errado. Isso faz com que o sistema não os identifique. É necessário que a família faça as devidas alterações para manter a média sempre alta e não haver impasse devido a este motivo”, explica.

A coordenadora conta que espera uma média maior ainda para o próximo bimestre. “Junto a toda equipe de profissionais da Seduc que realizam a coleta das frequências escolares, queremos que cada vez a média de alunos informados e localizados seja maior”, confia Sirley.

Fonte: Ascom/Seduc

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO

Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional

Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)