Porto Velho (RO) quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Roberto Sobrinho inaugura escola em Nova Califórnia


O prefeito Roberto Sobrinho entregou na manhã de sábado, 19, para a população do distrito de Nova Califórnia, 365 KM de Porto Velho, a escola municipal Maria Jacira, que foi completamente reformada e ampliada. A Escola atende cerca de 580 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e do 1° ao 8° ano do EJA. A primeira construção da escola foi toda feita em madeira, só passando por uma reforma em 2002, e agora em Gente de Opinião2011 por uma reforma geral e ampliação, numa aplicação de recursos de um milhão e duzentos mil reais, que contemplou parte elétrica hidráulica, banheiros, dispensas, salas para professores, salas de aula, pátio, cozinha e refeitório.

Durante a cerimônia de inauguração da nova escola, o prefeito relatou que por todo o município estão sendo executadas obras. “São construções de escolas, praças, unidades de saúde, quadras esportivas. Estamos levando bem-estar e mais qualidade de vida à toda a população de Porto Velho, tanto para as comunidades que vivem no Baixo Madeira, como na zona rural e urbana. E são obras de qualidade, que são hoje referência para todo o estado”, disse o prefeito lembrando que a prefeitura está atendendo hoje demandas de vinte e até trinta anos. “No centro urbano de porto velho, por exemplo, conseguimos pavimentar ruas que há trinta anos esperavam pelo benefício. Nos distritos construímos unidades de saúde, que a comunidade imaginava que nunca seria possível. E são unidades com o mesmo padrão de qualidade da cidade. E ainda escolas que mudaram completamente a visão da população dos distritos sobre administração municipal, pois são escolas bonitas, confortáveis que antes só o centro urbano recebia”, observou.

Roberto Sobrinho destacou também que, quando a comunidade recebe da administração pública benefícios como este, isto faz uma grande diferença no cotidiano de todos. ”Os funcionários se sentem mais motivados e os usuários melhor recebidos. E com certeza com uma escola como esta as crianças terão ainda mais motivos para vir para frequentar a sala de aula, pois sabem que além de excelentes professores, merenda de qualidade, podem contar com uma estrutura adequada”, comentou.Ele anunciou ainda que a partir de 2012 a escola vai abrir mais 100 vagas devido a nova estrutura. “São vagas que garantirão mais alunos em sala de aula”, disse ele.

Estiveram presentes a primeira dama Lucilene Peixoto, a chefe de gabinete do prefeito, Miriam Saldaña, o vereador Jurandir Bengala, os secretários Benedita Nascimento, da Semas e Klébson Lavor, da Semed.

Passado

A secretária Fátima Ferreira lembrou das dificuldades que as gestões anteriores da escola passaram. “Não era fácil para os servidores trabalhar numa escola que não possuía a mínima estrutura. Eram problemas como alagações, parte elétrica danificada, banheiros inadequados que se prolongavam. Hoje é uma outra realidade. A escola está completamente reformada. Com mais salas, com banheiros novos e com adequações inclusive para portadores de necessidades físicas. O que garante que mais e mais alunos possam ser melhor assistidos”, disse Fátima.

Roberto Sobrinho inaugura escola em Nova Califórnia - Gente de OpiniãoEla agradeceu todo o esforço do executivo em proporcionar que a obra fosse concluída. “Foram dias de pressão, mas tudo foi concluído. Uma obra que começou ainda na gestão da ex-secretária e atual deputada estadual Epifânia, que hoje é realidade. E quero agradecer especialmente aos nossos gestores que durante todo o tempo desta obra permaneceram firmes e comprometidos com a educação destas crianças, e mesmo em pontos espalhados ensinaram com o mesmo carinho”, completou.

A deputada Epifânia, presente ao evento, agradeceu ao prefeito pela obra e parabenizou o distrito que a partir de agora poderão contar com um espaço confortável e muito agradável para o aprendizado e a integração com a comunidade. “Com certeza esta obra vai fazer a diferença nesta localidade. E se antes os pais participavam das atividades da escola agora terão ainda mais ânimo para acompanhar de perto todos os eventos que acontecerem aqui”, comentou.

Parceria

A diretora da escola, Eli Fátima, reforçou as palavras da secretária detalhando sobre os meses de trabalhos externos a estrutura. “Estivemos em cinco pólos diferentes para garantir que o ano escolar não fosse comprometido por causa da obra. E não poderia de deixar de agradecer a igreja Assembleia de Deus, ao AA, a Paróquia Cristo Rei, a escola do estado Bandeirantes e a Associação de Mulheres que nos cederam salas para que nossos alunos pudessem estudar. Quero agradecer a prefeitura por esta obra que com certeza vai ser um diferencial na educação de crianças e adultos. Se antes com o pouco que tínhamos já conseguíamos levar adiante nosso trabalho, agora estaremos ainda mais motivados”, concluiu.

A administradora do distrito Cleuza Camello destacou a presença do executivo municipal nos distritos. “Esta administração realmente tem olhado para todos em todos os lugares de Porto Velho. Nova Califórnia, na divisa com o Acre, longe mais de trezentos quilômetros do centro urbano tem recebido uma atenção especial. O asfalto está chegando, a unidade de saúde está linda. Com uma estrutura que não deixa nada a desejar a grandes cidades, esta escola confortável e ainda projetos como a Tenda da Cidadania que profissionalizou muitos de nossos moradores com cursos de capacitações que proporcionaram uma profissão e renda. só temos a agradecer”, disse Cleuza.

Roberto Sobrinho inaugura escola em Nova Califórnia - Gente de Opinião

Apresentações

Alunos do programa Mais Educação apresentaram Jogral, Danças e ainda um coral formado por alunos do 5° ano entoaram o hino de Porto Velho. Felizes com a nova escola os alunos Taís e Gabriel agradeceram em forma de poesia. Os versos lembravam em rimas as dificuldades vividas e as expectativas com a nova escola. “Aqui todos somos capaz e como esta nova escola, se antes éramos inteligentes, agora vamos aprender ainda mais”, disseram levantando aplausos dos presentes.

Histórico

A escola Maria Jacira foi fundada em novembro de 1986 pelo estado do Acre na gestão da governadora Iolanda Lima Fleming. O primeiro Diretor da escola foi o professor Sergio Roberto Lopes. Nova Califórnia passou por um longo período litigioso entre os estados do Acre e Rondônia, tendo fim o litígio no ano de 1996, passando a pertencer para Rondônia toda a região conhecida como Ponta do Abunã. Portanto a Escola Maria Jacira passou a ser mantida pelo governo de Rondônia até 2000, sendo que em 30/05/2000, através do Convênio 062/PGE/2000 passou para a Prefeitura do Município de Porto Velho, como escola municipalizada, somente no ano de 2010, através do decreto nº 11606 de 30/03/2010 passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria Jacira Feitosa de Carvalho.

A clientela inicial da Escola Maria Jacira foi da alfabetização a 8ª série. Em 1994 através de um acordo a Escola Maria Jacira ficou atendendo a clientela da alfabetização a 4ª série e a Escola Estadual Bandeirantes da 5ª série a cima, só em 2007 a escola Maria Jacira passou a atender ao segundo seguimento da educação de jovens e adultos EJA.

Fonte: Meiry Santos
Fotos: Frank Néry

 

Mais Sobre Educação

“Nossas experiências irão nos alavancar por este novo mundo”, afirma formanda durante segunda noite de colação de grau da FIMCA

“Nossas experiências irão nos alavancar por este novo mundo”, afirma formanda durante segunda noite de colação de grau da FIMCA

Aconteceu na última sexta-feira (15) o segundo e último dia de colação de grau da Faculdade FIMCA, realizado na Vila Olímpica do campus. O momento foi

Campus Vilhena do IFRO oferta cursos gratuitos nas áreas  de espanhol, francês e italiano

Campus Vilhena do IFRO oferta cursos gratuitos nas áreas de espanhol, francês e italiano

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, abre inscrições para os cursos de Formação Inicial e Conti

Senai oferece cursos gratuitos de  aprendizagem industrial na Capital

Senai oferece cursos gratuitos de aprendizagem industrial na Capital

Inscrições em cursos de aprendizagem industrial básica estão abertas e 70 vagas estão disponíveisEstudantes com idade mínima de 14 anos e cursando a p

Primeira noite de colação de grau da FIMCA é marcada por agradecimentos

Primeira noite de colação de grau da FIMCA é marcada por agradecimentos

Na última quinta-feira (14) a FIMCA teve a honra de realizar a colação de grau dos formandos dos cursos de Administração Agronomia, Biomedicina, CIênc