Domingo, 1 de fevereiro de 2015 - 08h07
No total, 104 médicos foram considerados aptos a realizar, dia 07 de fevereiro, as provas para ocupar as vagas oferecidas pelo governo de Rondônia para residência médica no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) – referência em Rondônia no tratamento de alta complexidade – e no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).
A informação foi confirmada nesta sexta-feira (30), pela Coordenação de Programas de Residência Médica (Coreme). De acordo com edital para o processo seletivo publicado dia 09 deste mês, a prova objetiva acontece no HB, em Porto Velho, no período da manhã. À tarde, os candidatos passam pela entrevista.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Médica do HB, Fátima Sankari, existe expectativa que haja comparecimento de 100% dos inscritos. Há candidatos do Mato Grosso, Amazonas, Maranhão, Acre, São Paulo, entre outros. Ao todo, 43 vagas são oferecidas pelo Estado.
Para ela, a procura pela residência em Rondônia cresceu em cerca de 30% neste ano. Isso, segundo Fátima Sankari, mostra que as pessoas, em especial os novos médicos, estão vendo o salto de qualidade que a saúde vem obtendo após o início da administração do governador Confúcio Moura.
De acordo com a coordenação da Comissão de Residência Médica do HB, as áreas de cirurgia geral, ginecologia e pediatria lideram a procura.
Todo o processo será acompanhado pela coordenação Estadual de Residência Médica. As provas – que acontecem o HB, em Porto Velho -, seguem todas as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).
O secretário estadual de saúde Williames Pimentel, trabalha com a expectativa de manter a ampliação do número de residentes no HB. “Este avanço será possível graças ao investimento pesado feito pelo governador Confúcio Moura na melhoria da estrutura física e médica do maior hospital do estado”, afirma Pimentel.
Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025
O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama realiza, de 11 a 13 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecn

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu, nesta segunda-feira (10/11), as inscrições para o Processo Seletivo
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)