Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Representantes da Embaixada Americana visitam IFRO


Dois representantes da Embaixada Americana visitaram na manhã desta terça-feira, 26, o reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Raimundo Jimenez, em seu gabinete. Vera Galante, Assessora Cultural, e John Matel, Ministro Conselheiro para assuntos de Imprensa, Educação e Cultura, vieram com o objetivo de conhecer a atuação do IFRO dentro do Estado, além de fomentar futuras parcerias na área do ensino e de intercâmbio cultural.

De acordo com Galante, o interesse em visitar o instituto foi uma recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que o indicou como sendo muito bem conceituado. “A embaixada pode ser uma grande parceira. Nós temos nos Estados Unidos os Communiti Colleges, que se assemelham aos institutos, então, podemos contribuir com a troca de experiências”.

Na oportunidade, o reitor fez uma apresentação do avanço do IFRO dentro de Rondônia, as peculiaridades regionais e as demandas e desafios encontradas pelo Instituto em áreas e programas que necessitam de parcerias, como a criação dos Centros de Idiomas, que oferecerão cursos em várias línguas e contemplarão dezenas de estudantes. “Uma das iniciativas mais exitosas nos últimos trinta anos no país foi a criação dos institutos”, ressaltou Jimenez em sua apresentação. Ele ainda frisou que o apoio da embaixada fortalecerá as ações.

Os representantes também se mostraram bastantes sensíveis com relação a promover mediações entre empresas americanas e órgãos educacionais com o Instituto. “É muito importante uma visita como essa, pois passamos a conhecer melhor a embaixada e suas atividades dentro do país, além do fato de se proporem a mediarem contatos com instituições brasileiras e americanas”, revela Laura Borges, do Departamento de Extensão do IFRO.

Fonte: Ernani Baracho

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro

Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou as listas do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2026/1) com os

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)