Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Representantes da Embaixada Americana visitam IFRO


Dois representantes da Embaixada Americana visitaram na manhã desta terça-feira, 26, o reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Raimundo Jimenez, em seu gabinete. Vera Galante, Assessora Cultural, e John Matel, Ministro Conselheiro para assuntos de Imprensa, Educação e Cultura, vieram com o objetivo de conhecer a atuação do IFRO dentro do Estado, além de fomentar futuras parcerias na área do ensino e de intercâmbio cultural.

De acordo com Galante, o interesse em visitar o instituto foi uma recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que o indicou como sendo muito bem conceituado. “A embaixada pode ser uma grande parceira. Nós temos nos Estados Unidos os Communiti Colleges, que se assemelham aos institutos, então, podemos contribuir com a troca de experiências”.

Na oportunidade, o reitor fez uma apresentação do avanço do IFRO dentro de Rondônia, as peculiaridades regionais e as demandas e desafios encontradas pelo Instituto em áreas e programas que necessitam de parcerias, como a criação dos Centros de Idiomas, que oferecerão cursos em várias línguas e contemplarão dezenas de estudantes. “Uma das iniciativas mais exitosas nos últimos trinta anos no país foi a criação dos institutos”, ressaltou Jimenez em sua apresentação. Ele ainda frisou que o apoio da embaixada fortalecerá as ações.

Os representantes também se mostraram bastantes sensíveis com relação a promover mediações entre empresas americanas e órgãos educacionais com o Instituto. “É muito importante uma visita como essa, pois passamos a conhecer melhor a embaixada e suas atividades dentro do país, além do fato de se proporem a mediarem contatos com instituições brasileiras e americanas”, revela Laura Borges, do Departamento de Extensão do IFRO.

Fonte: Ernani Baracho

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia dos Professores: Histórias de dedicação e amor pela educação

Dia dos Professores: Histórias de dedicação e amor pela educação

Nesta quarta-feira, 15 de outubro, Dia dos Professores, o governo de Rondônia reconhece e valoriza o papel essencial dos educadores rondonienses que

Quando o amor pela escola fecha um ciclo: a aluna que virou professora e inspira novas gerações

Quando o amor pela escola fecha um ciclo: a aluna que virou professora e inspira novas gerações

Quando uma aluna se torna colega de trabalho de sua ex-professora, esse momento pode ser carregado de simbolismo e emoção, tanto para a aluna quanto p

Sebrae e SEDUC Porto Velho firma parceria para fortalecer a Educação Empreendedora em 2026

Sebrae e SEDUC Porto Velho firma parceria para fortalecer a Educação Empreendedora em 2026

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) firmou, nesta segunda-feira (13), o termo de adesão ao Programa de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebra

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para o projeto “Creche Noturna”

Prefeitura de Porto Velho abre inscrições para o projeto “Creche Noturna”

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que estão abertas as inscrições para o projeto “Creche Notu

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)