Terça-feira, 26 de março de 2013 - 13h55
Dois representantes da Embaixada Americana visitaram na manhã desta terça-feira, 26, o reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Raimundo Jimenez, em seu gabinete. Vera Galante, Assessora Cultural, e John Matel, Ministro Conselheiro para assuntos de Imprensa, Educação e Cultura, vieram com o objetivo de conhecer a atuação do IFRO dentro do Estado, além de fomentar futuras parcerias na área do ensino e de intercâmbio cultural.
De acordo com Galante, o interesse em visitar o instituto foi uma recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que o indicou como sendo muito bem conceituado. “A embaixada pode ser uma grande parceira. Nós temos nos Estados Unidos os Communiti Colleges, que se assemelham aos institutos, então, podemos contribuir com a troca de experiências”.
Na oportunidade, o reitor fez uma apresentação do avanço do IFRO dentro de Rondônia, as peculiaridades regionais e as demandas e desafios encontradas pelo Instituto em áreas e programas que necessitam de parcerias, como a criação dos Centros de Idiomas, que oferecerão cursos em várias línguas e contemplarão dezenas de estudantes. “Uma das iniciativas mais exitosas nos últimos trinta anos no país foi a criação dos institutos”, ressaltou Jimenez em sua apresentação. Ele ainda frisou que o apoio da embaixada fortalecerá as ações.
Os representantes também se mostraram bastantes sensíveis com relação a promover mediações entre empresas americanas e órgãos educacionais com o Instituto. “É muito importante uma visita como essa, pois passamos a conhecer melhor a embaixada e suas atividades dentro do país, além do fato de se proporem a mediarem contatos com instituições brasileiras e americanas”, revela Laura Borges, do Departamento de Extensão do IFRO.
Fonte: Ernani Baracho
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Segurança e Cidadania Digital em Sala de Aula – 2ª edição”, destinado a educadores da rede públic

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado
Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho
A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil
O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red
Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)