Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Regras do Fies não atrapalham matrículas na Porto/FGV



As novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), já estão em vigor. É programa destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os acadêmicos matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

De acordo com MEC as novas regras serão aplicadas somente para novos alunos. Agora, o aluno que quiser financiar seus estudos deve ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

O prazo das novas inscrições e dos aditamentos (para quem já tem o Fies) vai até dia 30 de abril. E a Faculdade Porto/FGV é a única instituição de ensino superior em Porto Velho que é 100% Fies, ou seja, o aluno que optar por financiar qualquer um dos cursos de graduação da Porto não paga a taxa de matrícula.

“Diferente das demais instituições, a Faculdade Porto/FGV isenta os acadêmicos que estão ingressando na graduação de pagar a taxa de matrícula”, explica a coordenadora acadêmica da Porto, Chirlany Carvalho.

O aluno de Sistemas de Informação, Alexandre Santos de Souza, achou justas as novas regras do Fies. “Como em qualquer situação mudanças são necessárias e também assustam, mas, devem ser feitas”, comenta o acadêmico.

Alexandre precisou financiar seus estudos para não precisar fechar sua matrícula. “Optei pela Porto/FGV por possuir profissionais capacitados que se importam com as individualidades de cada aluno”, pontuou ele.

Conheça a Faculdade Porto Velho

A Faculdade Porto/FGV é um centro de excelência em ensino superior de graduação, pós-graduação e educação continuada, comprometida com o crescimento contínuo do capital intelectual e tecnológico de Porto Velho, contribuindo com a pesquisa e desenvolvimento regional.

A instituição possui três cursos que são referência em Porto Velho: Administração, Sistemas de Informação e Pedagogia.

Currículos atrativos e com diferenciais competitivos precisam ter o peso de uma instituição conceituada, reconhecida pelo meio acadêmico e mercado de trabalho. O diploma da Faculdade Porto/FGV tem um peso a mais, tornando-se a primeira etapa para uma carreira sólida e de sucesso.

De acordo com o diretor de Admissão da Porto/FGV, Rodrigo Campos, os acadêmicos da instituição já são inseridos no mercado de trabalho desde os primeiros períodos. “Nossos estudantes são citados como cases de sucesso em Porto Velho por suas ações acadêmicas, sejam em eventos realizados pela Porto, como projetos de conclusão de curso”, ressalta.

Fonte: Ascom
 
 
 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)