Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Rede SESI de educação recebe aprovação do CNE para abertura de novos cursos de EJA


Rede SESI de educação recebe aprovação do CNE para abertura de novos cursos de EJA - Gente de Opinião

O Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede SESI de educação para os níveis Fundamental I e II e Médio, recebeu aprovação da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE). A partir de agora, novas ofertas estarão disponíveis em âmbito nacional. Em Rondônia, a partir do mês de novembro, já está programada a abertura de 80 vagas para a EJA de Ensino Médio, no município de Vilhena.

O curso, totalmente gratuito, será ministrado em atendimento ao Projeto EJA Profissionalizante, na modalidade Ensino à Distância – EAD, que corresponderá a 80% das aulas, e 20% delas, em formato presencial. As inscrições devem começar em novembro, com previsão do início das aulas, para o dia 29 de janeiro de 2024. Nos dias de aulas presenciais, elas serão ministradas das 18h às 22h.

No ato da matrícula, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos e apresentar duas fotos 3x4 atualizadas; carteira de identidade e CPF; histórico escolar original ou comprovante de escolaridade de conclusão do Ensino Fundamental II, e comprovante de residência atualizado com o Código de Endereçamento Postal (CEP) válido.

Para o superintendente do SESI, Alex Santiago, a EJA é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental e/ou Médio em até um ano, com certificação reconhecida em todo o País e ainda adicionada a uma qualificação profissional. “A EJA-SESI busca diminuir a distância entre o estudante e sua escolaridade, e nossos alunos, além de ter a oportunidade de desenvolver competências e habilidades, têm a possibilidade em dar continuidade nos estudos”, ressalta.

Conforme ainda Santiago, orçamentariamente o SESI-RO sempre possui metas previamente estabelecidas, e para o ano de 2024, poderá alcançar 320 novas vagas. O superintendente do SESI reforça que somente uma indústria em Rondônia possui oferta significativa de EJA nos segmentos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Demais indústrias que necessitam qualificar seus colaboradores poderão participar de editais que serão abertos pelo SESI, lembrando que também oferecemos a modalidade para turmas fechadas”, afirma.

O gerente de educação básica e profissional do SESI-SENAI-IEL, lembrou que recentemente, o SESI, em parceria com o município de Porto Velho, começou uma turma de EJA na unidade SESI-SENAI, Lagoa, para 60 alunos. “Agora, com a justa e oportuna autonomia alcançada junto ao CNE, tomaremos a iniciativa de viabilizarmos novas ofertas, a serem estendidas para as demais cidades rondonienses”, comenta.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Jornada Despertar capacita professores da rede municipal para fortalecer protagonismo juvenil em Porto Velho

Jornada Despertar capacita professores da rede municipal para fortalecer protagonismo juvenil em Porto Velho

Segue acontecendo até o dia 26 de junho, na sede do Sebrae em Porto Velho, a formação de professores na metodologia Jornada Despertar. A capacitação

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho

A Equipe Enem, formada pelos melhores professores de Porto Velho, está com promoção exclusiva para a nova turma do Intensivo que vai iniciar no mês

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)