Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Rede escolar de Rondônia vai preparar 760 conselheiros para a melhoria da educação


Distribuídos em 19 turmas, 760 conselheiros estarão aptos a melhorar a qualidade da educação socialmente referenciada em Rondônia, a partir de setembro. Essa é a expectativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ao promover curso com ambiente virtual de aprendizagem, com início previsto para o próximo dia 1º de setembro.

Gente de Opinião

Curso pretende fortalecer gestão democrática nas escolas

As Secretarias Municipais de Educação de Cerejeiras, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena aderiram à proposta nesta etapa. Outros municípios interessados só terão oportunidade no início de 2016.

O curso promovido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que cumpre o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

“Pretendemos fortalecer cada vez mais a gestão democrática na educação, e isso se faz com a participação direta da comunidade”, disse a subgerente de Controle, Acompanhamento e Gestão Escolar da Seduc, Elizabete Matia de Siqueira.

Segundo ela, cada turma com 40 participantes divide a metade das vagas para escolas estaduais; e outra metade para as municipais. “No geral, os temas tratam diretamente da vida escolar e da relevância da participação  de todos na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas”, explicou Elizabete de Siqueira.

Das 40h do curso, 9h serão destinadas especificamente a tratar da constituição e funções do Conselho Escolar; e 12h serão para três encontros presenciais, onde os participantes serão estimulados ao debate e aprofundamento dos temas tratados no ambiente virtual.
 


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

IFRO promove Seminário de Práticas Integradoras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama realiza, de 11 a 13 de novembro, a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecn

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

IFRO abre inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026/1, com mais de 3.700 vagas gratuitas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu, nesta segunda-feira (10/11), as inscrições para o Processo Seletivo

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)