Quinta-feira, 13 de agosto de 2015 - 08h03
Distribuídos em 19 turmas, 760 conselheiros estarão aptos a melhorar a qualidade da educação socialmente referenciada em Rondônia, a partir de setembro. Essa é a expectativa da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ao promover curso com ambiente virtual de aprendizagem, com início previsto para o próximo dia 1º de setembro.
As Secretarias Municipais de Educação de Cerejeiras, Guajará-Mirim, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena aderiram à proposta nesta etapa. Outros municípios interessados só terão oportunidade no início de 2016.
O curso promovido em parceria com o Ministério da Educação (MEC) faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que cumpre o artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
“Pretendemos fortalecer cada vez mais a gestão democrática na educação, e isso se faz com a participação direta da comunidade”, disse a subgerente de Controle, Acompanhamento e Gestão Escolar da Seduc, Elizabete Matia de Siqueira.
Segundo ela, cada turma com 40 participantes divide a metade das vagas para escolas estaduais; e outra metade para as municipais. “No geral, os temas tratam diretamente da vida escolar e da relevância da participação de todos na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas”, explicou Elizabete de Siqueira.
Das 40h do curso, 9h serão destinadas especificamente a tratar da constituição e funções do Conselho Escolar; e 12h serão para três encontros presenciais, onde os participantes serão estimulados ao debate e aprofundamento dos temas tratados no ambiente virtual.
Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Esio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos
Já está disponível em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a jovens, adult

Já estão abertas as inscrições para o Sisu 2026
Os candidatos e candidatas que realizaram as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão, a partir desta segunda-feira (

O ano letivo do ensino profissionalizante em Porto Velho começa com uma vasta programação de cursos ofertados pelo governo de Rondônia. As inscriçõe

Natural de Porto Velho, Jonas Oliveira Costa, de 24 anos, é mais um egresso do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia a conquistar
Quarta-feira, 21 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)