Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O 4º encontro do projeto “Acelero Enem 2025” foi realizado em Rolim de Moura.


Fabíola deseja contribuir para a promoção da justiça (Foto: Eliete Marques I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Fabíola deseja contribuir para a promoção da justiça (Foto: Eliete Marques I Secom ALE/RO)


O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e de uma professora de Língua Portuguesa, a estudante do 3º ano da Escola Marechal Rondon, de Novo Horizonte, deseja contribuir para a promoção da justiça.

Ela participou do 4º aulão do projeto “Acelero Enem 2025”, um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A formação é promovida pela Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), por meio da Escola do Legislativo (Elero), e ocorreu em Rolim de Moura, neste domingo (14).

Durante a preparação para a prova, que pode ser a mais importante de sua vida, Fabíola estava concentrada nas orientações sobre o exame. Ela ressaltou que o aulão é uma oportunidade de aprender mais, revisar conteúdos e se sentir mais segura para a prova. “Quero ser delegada. Neste aulão, estou prestando atenção a todas as dicas para a prova e quero aprender mais sobre História, disciplina em que tenho mais dificuldade”, destacou.


Marcos trabalha com serviços gerais e quer melhorar sua vida profissional (Foto: Eliete Marques I Secom ALE/RO)

A busca por melhores oportunidades, por meio da educação, também motiva Marcos Silva, de 40 anos, aluno do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) de Novo Horizonte. Mesmo com o pé quebrado, ele aproveitou a oportunidade de se preparar para o Enem deste ano. Marcos concluirá o ensino médio em 2026.

Novo Horizonte está localizado a cerca de 30 quilômetros de Rolim de Moura. “Quando criança, o acesso à educação era difícil. A escola mais próxima ficava a 70 quilômetros de casa. Trabalho com serviços gerais e quero melhorar minha vida profissional. Meu objetivo é cursar faculdade na área de tecnologia”, explicou.

O aulão contou com a participação de mais de 200 alunos (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

O estudante do 2º ano da Escola Marechal Rondon, Natan Alves, de 16 anos, destacou que tem facilidade em Matemática e pretende cursar Contabilidade. Ele fará o Enem este ano para ganhar experiência, já que a prova do próximo ano poderá definir seu futuro. “Adquirir novos conhecimentos e revisar matérias é muito importante, e esta é uma excelente oportunidade”, afirmou.

O 4º aulão Acelero Enem 2025 aconteceu no Ceeja de Rolim de Moura e reuniu mais de 200 estudantes. O preparatório já passou por Porto Velho, Ariquemes e Vilhena. Entre os participantes, Tháviny Brito, de 17 anos, aluna do 3º ano da Escola Américo Brasiliense, de Novo Horizonte, ressaltou: “quero estudar Psicologia e tirar dúvidas principalmente de Matemática, disciplina em que acho difícil”.

A professora de Redação, Doralice Alves Mendonça, durante o aulão (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Em Rolim de Moura, o projeto foi realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o Ceeja. Foram ministradas aulas de História, Matemática, Química, Redação, Física e Biologia.

“Este projeto foi idealizado pelo presidente da Assembleia, Alex Redano, com o objetivo de aproximar a Casa Legislativa da população e oferecer conhecimento relevante e gratuito aos jovens de Rondônia”, enfatizou o diretor-geral da Elero, Welys Assis.

Estudantes acompanham com atenção o aulão (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Enem 2025

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica.  Em 2025, as provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até julho de 2025, houve 4.811.338 inscritos confirmados em todo o Brasil para o Enem. Em Rondônia, o número de inscritos confirmados foi de 46.801. O exame serve como:

- Porta de entrada para o ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);

- Meio de certificação do ensino médio ou de proficiência parcial para pessoas maiores de 18 anos;

- Instrumento de avaliação para instituições de ensino que usam a nota única ou como parte do processo seletivo.

Professores do aulão e representantes da Elero e da Seduc (Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)