Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Queda de energia em município do Pará cancela prova Enem



Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município de Marituba (PA) foi cancelada hoje (25) em razão de falta de energia. Ao todo, 661 estudantes que fariam as provas foram afetados.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a queda no fornecimento de energia foi registrada durante o certame e, como o retorno não foi estabelecido, a pasta optou pelo cancelamento do exame.

Durante coletiva de imprensa, Mercadante informou que os alunos de Marituba, somados aos de duas cidades de Santa Catarina, farão novas provas nos dias 1 e 2 de dezembro. Ao todo, 5.203 estudantes devem participar do novo certame.

Na última sexta-feira (23), o ministério anunciou que os municípios de Taió e Rio do Sul tiveram a realização do Enem cancelada em razão das fortes chuvas que atingem o Sul do país.

O candidato pode acompanhar o programa pelo Portal EBC e pelas rádios MEC AM Rio de Janeiro, Nacional FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões no sábado e no domingo, às 20h30. Na Rádio Nacional AM Brasília, o programa será transmitido apenas no domingo.

Os estudantes poderão participar e enviar perguntas aos professores usando a hashtag #EnemDia1 (no sábado) e #EnemDia2 (no domingo). Também é possível enviar comentários diretamente nos perfis da EBC nas redes sociais, pelo Facebook  ou pelo Twitter.

O Caiu no Enem será veiculado pela TV Brasil, à meia-noite do dia 25 e à meia-noite e meia do dia 26.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Resultado definitivo do Faculdade da Prefeitura é divulgado

Foi publicado o resultado definitivo do Processo Seletivo 2026.1 do Programa de Inclusão Social Universidade para Todos – Faculdade da Prefeitura, con

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

Escola do Legislativo abre calendário de 2026 com cinco cursos gratuitos em Porto Velho

A Escola do Legislativo de Rondônia (Elero) realiza, no período de 17 a 19 de março, a programação especial de abertura das atividades educacionai

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

Rondônia ganha protagonismo na expansão de franquias educacionais no Brasil

O mercado de franquias em Rondônia vem ganhando tração nos últimos anos e se consolidando como um dos ambientes mais favoráveis para expansão de red

Com presença da CNC, Sistema Fecomércio Rondônia entrega 3 Unidades Móveis dos segmentos Tecnologia do Comércio, Beleza e Gastronomia durante Fórum de Presidentes da Amazônia Legal

Com presença da CNC, Sistema Fecomércio Rondônia entrega 3 Unidades Móveis dos segmentos Tecnologia do Comércio, Beleza e Gastronomia durante Fórum de Presidentes da Amazônia Legal

O Sistema Fecomércio Rondônia, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Rondônia), realiza no dia 3 de março de 2026 a solenida

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)