Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Pronatec é oportunidade de qualificação


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pela Lei 12.513 de 2011, também regido pela resolução Nº 3 do FNDE, é um programa que envolve o Governo Federal, o Governo Estadual e Municipal, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI/RO), SENAC e IFRO.

Segundo a coordenadora estadual do Pronatec em Rondônia, Naile Castro, o SENAI conta, hoje para todo o estado de Rondônia com mais de 16.500 vagas para os mais variados cursos, divididos em cursos técnicos e cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Naile explica que “os cursos técnicos tem duração média de 18 meses, e têm como público os estudantes do ensino médio”. Já os cursos FIC têm duração média de 1 a 3 meses e tem como público pessoas que tenham idade entre 16 e 59 anos e que sejam titulares ou beneficiários de algum programa de transferência de renda do Governo Federal.

Os principais cursos técnicos oferecidos pelo SENAI são: Técnico em mecânica; Técnico em automação industrial; Técnico em Administração; Técnico em logística; Técnico em Estradas; Técnico em vestuário; Técnico em alimentos; Técnico em eletroeletrônica; Técnico em Edificações e Técnico em segurança do trabalho.

Já os cursos Formação Inicial Continuada, Naile cita o de Operador de máquinas da construção civil; Auxiliar de confeitaria; Modelista; Carpinteiro de obras; Pedreiro de alvenaria; Padeiro e confeiteiro; Montagem e manutenção de computadores; Desenhista de moda, entre outros.

O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos afirma que “o Pronatec é uma excelente oportunidade para os rondonienses que precisam de qualificação adequada, de qualidade para ingressarem no mercado de trabalho melhor preparados. São cursos que contam com acompanhamento pedagógico, montados por excelentes profissionais”, finalizou.

Fonte: Humberto Oliveira / Comunica

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)