Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Pronatec é oportunidade de qualificação


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pela Lei 12.513 de 2011, também regido pela resolução Nº 3 do FNDE, é um programa que envolve o Governo Federal, o Governo Estadual e Municipal, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (SENAI/RO), SENAC e IFRO.

Segundo a coordenadora estadual do Pronatec em Rondônia, Naile Castro, o SENAI conta, hoje para todo o estado de Rondônia com mais de 16.500 vagas para os mais variados cursos, divididos em cursos técnicos e cursos de Formação Inicial Continuada (FIC).

Naile explica que “os cursos técnicos tem duração média de 18 meses, e têm como público os estudantes do ensino médio”. Já os cursos FIC têm duração média de 1 a 3 meses e tem como público pessoas que tenham idade entre 16 e 59 anos e que sejam titulares ou beneficiários de algum programa de transferência de renda do Governo Federal.

Os principais cursos técnicos oferecidos pelo SENAI são: Técnico em mecânica; Técnico em automação industrial; Técnico em Administração; Técnico em logística; Técnico em Estradas; Técnico em vestuário; Técnico em alimentos; Técnico em eletroeletrônica; Técnico em Edificações e Técnico em segurança do trabalho.

Já os cursos Formação Inicial Continuada, Naile cita o de Operador de máquinas da construção civil; Auxiliar de confeitaria; Modelista; Carpinteiro de obras; Pedreiro de alvenaria; Padeiro e confeiteiro; Montagem e manutenção de computadores; Desenhista de moda, entre outros.

O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos afirma que “o Pronatec é uma excelente oportunidade para os rondonienses que precisam de qualificação adequada, de qualidade para ingressarem no mercado de trabalho melhor preparados. São cursos que contam com acompanhamento pedagógico, montados por excelentes profissionais”, finalizou.

Fonte: Humberto Oliveira / Comunica

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a