Quinta-feira, 16 de agosto de 2018 - 11h09

A ideia surgiu quando o secretário Municipal de Educação, César Licório, visitou há cerca de 20 dias a escola da prefeitura, Rio Guaporé, no bairro Castanheiras, setor Sul da cidade. A visita, que já faz parte da agenda semanal do secretário, às unidades escolares municipais, era para conhecer de perto as demandas existentes. Porém algo lhe chamou a atenção. Na oportunidade, o pequeno João Vitor, de 11 anos de idade, estava sendo atendido, diante da presença da mãe, pela equipe de orientação da escola. O mau comportamento estava lhe prejudicando em sala de aula e atrapalhando os demais colegas.
O secretário fez um desafio ao menino. Se, em duas semanas, ele mudasse o comportamento e as notas, seria secretário mirim por um dia. O garoto surpreendeu a todos da escola e cumpriu com sua parte. "Nesta quarta-feira foi a minha vez de cumprir o que prometi e trouxe o João para conhecer minha rotina e até a despachar algumas atividades comigo", disse o secretário que atendeu ao pedido de João de levar toda a turma dele junta nesse "tour" pela Prefeitura.
A experiência estimulou o secretário de Educação a estender o projeto- piloto para toda a rede municipal. A iniciativa foi elogiada pelo prefeito Hildon Chaves, que fez questão de que, na agenda programada com o secretário também fosse incluída uma visita ao Palácio Tancredo Neves, sede do executivo municipal.
O prefeito recebeu João Vitor e toda sua turma na sala de reunião do gabinete da Prefeitura e falou um pouco sobre suas funções e responsabilidades como prefeito da cidade. "Nossa cidade é muito grande e existem muitas necessidades. Estamos num momento difícil para todo o país, onde os recursos financeiros são poucos e temos muito por fazer, mas a união de todas as autoridades públicas e, principalmente da população, ajudando a cuidar, preservar e a fiscalizar nossos bens públicos fazem a diferença", discursou.
O prefeito destacou ainda a importância da iniciativa da Semed que estimula as crianças a terem bom comportamento e aproveitamento escolar. "Apoiamos projetos como esse que despertam em nossas crianças a vontade de estudar mais, de cuidar das nossas escolas e da nossa cidade. A Semed está de parabéns", observou.
Agentes multiplicadores
Hildon Chaves pediu ainda a colaboração das crianças para orientar os familiares e vizinhos a não jogarem lixo na rua e principalmente a queimar os resíduos. "A queimada faz mal para todos nós, principalmente para vocês crianças e para os idosos. Nossas unidades de saúde estão lotadas com pacientes com problemas respiratórios, e a queima de lixo é o principal fator. Nos ajude a conscientizar às pessoas", pediu o prefeito.
A diretora da escola, Karla Benvinda, agradeceu a oportunidade de poder levar aos seus alunos essa experiência que para ela ajuda na formação deles e os estimula a tirarem boas notas e terem disciplina. "Durante o passeio os alunos perguntavam quando seriam também secretário por um dia. Isso é gratificante, pois sabemos que querem ser destaques e para isso precisam ter bom comportamento na escola", disse ela.
Visitas
A turma liderada pelo secretário mirim, João Vitor, visitou a secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (Semtran), onde foi recebida pelos secretários Carlos Henrique da Costa (titular), Fábio Sartori (adjunto) e demais diretores técnicos. O secretário mirim aproveitou a oportunidade para levar um pedido devidamente documentado para a revitalização da faixa de pedestres em frente a Escola Rio Guaporé. "Estou muito surpreso com a dedicação do João e feliz em poder colaborar nesse processo de aprendizagem dessas crianças. Por parte da Semtran, vamos atender ao pedido do secretário mirim e agendaremos também para os próximos dias uma palestra na escola para falar sobre faixa de pedestres e atenção no trânsito", disse Carlos Henrique.
Os estudantes visitaram ainda a Empresa de Desenvolvimento Urbano ( Emdur) para solicitar uma visita técnica da equipe para encontrar uma solução para a subestação de energia da unidade escolar, que já adquiriu equipamentos de ar condicionado, mas precisa da subestação para implantar a climatização. O presidente Tiago Tezzari, que se encontra em viagem, falou por telefone que enviará uma equipe nos próximos dias.
O dia de secretário mirim encerrou com um delicioso lanche e boas lembranças. "Foi um dia muito legal, aprendi muitas coisas. Quando eu crescer, quero ser secretário e ajudar a minha cidade", disse o pequeno João, que reafirmou o compromisso de continuar tirando boas notas e tendo bom comportamento. Ele levou para casa o carimbo com seu nome e a função de secretário mirim, que marca esse dia especial.
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Domingo, 30 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)