Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Projeto Rondon-Roosevelt: Ansiedade para a viagem


A poucos dias para embarcar aos Estados Unidos, o grupo de oito alunos rondonienses selecionados pelo Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt começa a se preparar para a viagem do intercâmbio cultural ao país norte-americano.  No início deste mês, os adolescentes viajaram a Brasília para retirar os vistos dos passaportes e, durante a estadia, foram recepcionados pela embaixadora americana, Liliana Ayalde, que os parabenizou pela conquista, além de participar de palestras e atividades. A viagem começa no sábado (10), com saída de Porto Velho.

Os alunos realizaram de inúmeras atividades e participaram de palestras sobre as culturas do Brasil e os Estados Unidos e a utilização consciente das mídias sociais. Uma aula de ‘inglês de sobrevivência’ foi dada aos adolescentes para aprenderem expressões e palavras necessárias a serem utilizadas quando estiverem no país. O grupo teve a oportunidade de conhecer pontos culturais-históricos de Brasília, como a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional, onde assistiram a sessões plenárias na Câmara e Senado Federal.

Gente de Opinião

Tayná Nascimento, aluna de Ji-Paraná, nunca tinha visitado a capital brasileira e disse que se divertiu bastante e adorou conhecer alguns trabalhos do arquiteto Oscar Niemeyer. “Pretendo seguir carreira na arquitetura, então, para mim, era um sonho conhecer o incrível trabalho dele [Niemeyer]”, enfatiza a estudante, que diz estar ansiosa com a proximidade da viagem para os Estados Unidos.

Para André Tose, de Nova Brasilândia, a viagem ajudou a desfazer alguns receios. “Considero a viagem como uma experiência libertadora. Até então sempre fui “garoto família”, nunca ousei sair sem a companhia de algum familiar, no entanto fiquei feliz que meu primeiro voo tenha sido ao lado de uma equipe como essa”, lembra.

“Minha família está muito feliz com o intercâmbio, pois eles sabem que também estou feliz”, declara Leonardo Brito, de Ji-Paraná, que acredita que o intercâmbio irá acrescentar bastante em sua vida. “Tenho certeza que essa oportunidade será de grande valor e contribuirá para que eu seja uma pessoa melhor”, comenta.

Os alunos participaram do concurso de redação do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt, promovido pela Embaixada Americana e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e tiveram seus textos selecionados para serem contemplados com um intercâmbio cultural aos Estados Unidos. A viagem dos oito adolescentes está marcada para o dia 10 de maio.


Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Zózimo Macedo
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a