Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Projeto Rondon-Roosevelt: Ansiedade para a viagem


A poucos dias para embarcar aos Estados Unidos, o grupo de oito alunos rondonienses selecionados pelo Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt começa a se preparar para a viagem do intercâmbio cultural ao país norte-americano.  No início deste mês, os adolescentes viajaram a Brasília para retirar os vistos dos passaportes e, durante a estadia, foram recepcionados pela embaixadora americana, Liliana Ayalde, que os parabenizou pela conquista, além de participar de palestras e atividades. A viagem começa no sábado (10), com saída de Porto Velho.

Os alunos realizaram de inúmeras atividades e participaram de palestras sobre as culturas do Brasil e os Estados Unidos e a utilização consciente das mídias sociais. Uma aula de ‘inglês de sobrevivência’ foi dada aos adolescentes para aprenderem expressões e palavras necessárias a serem utilizadas quando estiverem no país. O grupo teve a oportunidade de conhecer pontos culturais-históricos de Brasília, como a Catedral Metropolitana e o Congresso Nacional, onde assistiram a sessões plenárias na Câmara e Senado Federal.

Gente de Opinião

Tayná Nascimento, aluna de Ji-Paraná, nunca tinha visitado a capital brasileira e disse que se divertiu bastante e adorou conhecer alguns trabalhos do arquiteto Oscar Niemeyer. “Pretendo seguir carreira na arquitetura, então, para mim, era um sonho conhecer o incrível trabalho dele [Niemeyer]”, enfatiza a estudante, que diz estar ansiosa com a proximidade da viagem para os Estados Unidos.

Para André Tose, de Nova Brasilândia, a viagem ajudou a desfazer alguns receios. “Considero a viagem como uma experiência libertadora. Até então sempre fui “garoto família”, nunca ousei sair sem a companhia de algum familiar, no entanto fiquei feliz que meu primeiro voo tenha sido ao lado de uma equipe como essa”, lembra.

“Minha família está muito feliz com o intercâmbio, pois eles sabem que também estou feliz”, declara Leonardo Brito, de Ji-Paraná, que acredita que o intercâmbio irá acrescentar bastante em sua vida. “Tenho certeza que essa oportunidade será de grande valor e contribuirá para que eu seja uma pessoa melhor”, comenta.

Os alunos participaram do concurso de redação do Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt, promovido pela Embaixada Americana e a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) e tiveram seus textos selecionados para serem contemplados com um intercâmbio cultural aos Estados Unidos. A viagem dos oito adolescentes está marcada para o dia 10 de maio.


Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Zózimo Macedo
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

Grupo Educacional Aparício Carvalho é patrocinador oficial do Aberto do Madeira 2025

O Grupo Educacional Aparício Carvalho é um dos patrocinadores oficiais do Aberto do Madeira 2025, evento que reúne o Torneio de Tênis Profissional e

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

UNIR lança Processo Seletivo 2026 com quase 3 mil vagas gratuitas em cursos de graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) lançou nesta segunda-feira, 8 de setembro, o Processo Seletivo UNIR 2026 (PS UNIR 2026), que vai oferecer 2.

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Professores lançam curso preparatório para nota máxima no ENEM em Porto Velho

Quando se trata de se preparar para o ENEM, os alunos se deparam com uma ampla gama de opções, cada uma com suas características. Com tantos cursos

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)