Segunda-feira, 30 de dezembro de 2024 - 14h08
A edição 2024 do Projeto
Estudante Auditor, realizado pelo governo de Rondônia, promovido pela
Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Controladoria-Geral
do Estado de Rondônia (CGE), consolidou-se como um marco em educação cidadã e
transformação social. A iniciativa engajou 160 estudantes da rede pública
estadual, além de professores, gestores escolares e servidores, em atividades
que fomentaram o protagonismo juvenil e a transparência na gestão pública.
Entre
as escolas participantes estavam a Escola Estadual de Ensino Fundamental e
Médio Barão do Solimões, Escola Jorge Teixeira de Oliveira, Capitão Cláudio
Manoel da Costa e a escola de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília. Durante
seis meses, os estudantes se envolveram em auditorias cívicas, gamificação e
metodologias inovadoras que destacaram o papel de “aluno orientador”,
promovendo uma abordagem prática e colaborativa para fortalecer a cidadania e
os valores éticos.
Em
cerimônia de encerramento realizada no dia 9 de dezembro, no Teatro Guaporé, em
Porto Velho, foram celebrados os resultados alcançados, com reconhecimento aos
participantes e às escolas. O evento coroou uma jornada marcada pelo
fortalecimento do vínculo entre estudantes e escolas, além de premiações que
beneficiaram unidades de ensino e professores com recursos destinados a
melhorias.
Para
o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto é uma iniciativa essencial
para formar cidadãos conscientes e engajados. “Através desse projeto, incentivamos
os jovens a pensar criticamente, propor soluções e agir de maneira ética e
responsável, promovendo ações que impactam positivamente suas comunidades e
fortalecem a cidadania no estado”, ressaltou.
A
secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, destacou a importância da
iniciativa para a formação crítica dos estudantes. “O Projeto Estudante Auditor
proporcionou aos jovens uma experiência única de aprendizado sobre gestão
pública e responsabilidade cívica. Além disso, incentivou o protagonismo estudantil,
contribuindo para um ambiente escolar mais transparente, ético e
participativo”, enfatizou.
Os
resultados demonstraram o impacto positivo da iniciativa, tanto na formação dos
alunos quanto no ambiente escolar. Professores e gestores relataram melhorias
significativas no engajamento e na interação entre estudantes e comunidade
escolar. As premiações reforçaram o compromisso do estado com a valorização da
educação como instrumento de transformação social.
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