Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Projeto Escola Digital disponibiliza cerca de 6 mil conteúdos online para alunos da rede pública de Rondônia


Gente de Opinião

Escola digital contempla 100%
das escolas estaduais de Rondônia

Estamos a cada dia mais conectados. Segundo pesquisa realizada pela Digital Future Focus, o Brasil é líder mundial quando se fala em tempo gasto nas redes sociais. Monitorar o Facebook, YouTube, WhatsApp, Instagran e Snapchat já faz parte da rotina de muitos. Entretanto, mais que postar selfies e compartilhar vídeos engraçados, toda essa tecnologia pode ser usada para educar crianças e jovens. É essa a proposta do projeto Escola Digital lançado em Rondônia.

O Estado é 21° a implantar a plataforma digital. De acordo com a coordenadora de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Ana Paula Souza Maia, são cerca de seis mil conteúdos online a disposição de 13.336 professores e dos 217.316 alunos das 420 escolas estaduais. Todo o conteúdo é acessado pelo endereço http://escoladigital.seduc.ro.gov.br/.  Livros, mapas; infográficos; animações; áudios e jogos fazem parte dos itens disponíveis no Portal.

De acordo com a coordenadora, a iniciativa faz parte de uma parceria entre o governo de Rondônia, Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo.  ‘‘Os alunos terão acesso a esse conteúdo acessando por meio dos seus aparelhos móveis [celular, tablet, notebooks], e ainda pela estrutura das escolas que são equipadas com laboratórios de informática, aquelas que estão inseridas no Programa Um Computador por Aluno (Prouca), Aluno Digital e pelos Núcleos de Mediação tecnológica’’, destaca.

META

A coordenadora explica que a plataforma digital passou por customização antes de ser lançada em Rondônia para atender a realidade local e agora os esforços são concentradas para a divulgação e implementação do projeto nas escolas. Segundo Ana Paula, os educadores das escolas estaduais de Porto Velho receberam instruções sobre o uso pedagógico da plataforma durante o dia de lançamento.

Essa formação deve se estender para professores do interior de Rondônia ainda este mês. E nos dias 26 e 27 de abril, representantes de cada Estado que utilizam o projeto estarão reunidos em São Paulo para discutir estratégias sobre a formação dos educadores e implementação do projeto.

A meta em Rondônia é chegar a cerca de 18 mil conteúdos pedagógicos disponível para comunidade escolar por meio da plataforma que reúne itens disponibilizados por vários estados brasileiros. ‘‘Os alunos já estão acostumados com a tecnologia e esperamos que façam uso dessa plataforma para melhorar o aprendizado’’, considera a coordenadora.

Leia mais.

Plataforma Escola Digital abre adesão para usuários em Rondônia


Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam