Porto Velho (RO) segunda-feira, 1 de junho de 2020
×
Gente de Opinião

Educação

Projeto da Escola Orlando Freire é exemplo positivo na Educação de Rondõnia


Projeto da Escola Orlando Freire é exemplo positivo na Educação de Rondõnia - Gente de Opinião

No dia 10 de abril de 2010 entrava no "ar" em caráter experimental a Rádio Falante Orlando Freire, um trabalho idealizado e organizado  por professores e alunos do colégio localizado na Rua Rio de Janeiro, Bairro Lagoa. Nessa primeira década a Rádio Falante, ganhou  a companhia da TVParedão, e se transformou em referência na educação no Estado, especialmente na integração alunos/escola, e no encaminhamento de seus jornalistas ao mercado de trabalho.

O projeto ficou um mês em fase de teste, definindo qual o seguimento que a “emissora” seguiria. Nesse tempo os coordenadores ficaram qualificando os alunos e os técnicos que iriam atuar no projeto. Quando o segmento foi aprovado a rádio entrou no ar, trazendo uma proposta diferente, não só com músicas e recadinhos, mas agregando notícias, informações e incentivo ao hábito da leitura. Priorizando entrevistas com pessoas ligadas ao meio cultural e educacional.

A primeira equipe da rádio foi formada pelo idealizador e coordenador do projeto professor Reinaldo Ramos das Neves, pelas alunas Anne Nascimento (locutora) e Camila (operadora de áudio). Depois juntaram-se ao time o coordenador-técnico professor Alcemir Ribeiro e a professora Suely Souza. Quem implantou o projeto na escola foram as gestoras Olinda Lacerda Monteiro (diretora) e Valda Nogueira (vice-diretora).

Ao longo desse tempo o projeto já recebeu vários prêmios, inclusive, voto de louvor da Câmara Municipal de PVH e da Assembleia Legislativa e foi divulgado em diversos veículos de comunicação em Rondônia e em nível nacional. No decorrer desta década a equipe do projeto adquiriu um estilo próprio e eficiente, sempre trabalhando com confiança e criatividade no meio educacional e cultural. Hoje a rádio faz a diferença, e se orgulha do pioneirismo de ter o seu caminho próprio no seguimento de rádio escolar.

Colhendo frutos

 A equipe da rádio trabalha sempre no sentido de aprimorar e oferecer opções de vanguarda aos alunos, a comunidade escolar e ao entorno. O orgulho maior da equipe "Falante" e dos demais atores do cotidiano escolar, é do projeto ser bem sucedido no campo da educação e da cultura: sendo tema de TCC do curso de jornalismo da UNIRON e de pós-graduação da Faculdade Católica / RO. Além de ser destaque nacional no Portal do MEC, e em duas matérias vinculadas pela Rede Globo (jornal Hoje e Programa "Como Será?", apoiado pelo então projeto Amigos da escola).  

Programação

O carro chefe da programação da “Falante” são as entrevistas e o quadro "Leitura na Rádio", onde os alunos vão à sala de leitura da escola, fazem o empréstimo de alguma obra literária para ler, e após fazerem a leitura do livro vão até o estúdio da rádio para fazer  a sugestão da leitura aos outros alunos. Essa ação chamou a atenção do consagrado escritor e membro da Academia Brasileira de Letras Paulo Coelho, que fez para a equipe do projeto uma postagem no seu twitter, além de doar livros para o acervo da rádio. Recebemos também doação de livros do senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque. Outra contribuição muito importante é o apoio e a participação dos membros da Academia de Letras de Rondônia - ACLER, Academia Rondoniense Letras, Ciências e Artes - ALR  e  Academia Rondoniense de Poesia - ACARP.


TV Paredão 

Um filhote da Rádio Falante, que foi criado para agregar mais eficiência ao projeto da rádio. Em tempo real uma câmera abastece de imagens no pátio da escola as pessoas que estão sendo entrevistadas na rádio. O monitor que gera as imagens fica na parede do estúdio da rádio, daí o nome: TV Paredão.

 

Protagonismo Juvenil 

O projeto da Rádio Falante, nesses dez anos de atividades, tem conseguido grandes conquistas envolvendo os alunos. Alguns saíram direto do projeto para o mercado de trabalho, é o caso da aluna Larissa Maria Anita Ferreira de Sousa, participante do projeto, foi selecionada para estagiar em uma emissora de TV como menor aprendiz. Atualmente é contratada como funcionária efetiva da equipe de colaboradores de uma grande rede de rádio nacional como operadora de áudio. Outra aluna que fez da parte da equipe foi a Kimberlly Crive Moura, que através da sua participação no projeto, decidiu cursar faculdade de Publicidade e Propaganda, e também já está atuando no mercado de trabalho. 

Em 2012, o projeto extrapolou os muros da escola. A equipe conquistou um espaço numa rádio comunitária - Transamazônica 105,9 FM -, com um programa com conteúdo educativo e cultural. O projeto ficou no ar de 2012 a 2014, aos sábados, no horário das 14h às 18h. O programa Rádio Falante - esse era o nome - conquistou um voto de louvor da ALE/RO e o 1ª lugar no prêmio "Construindo a Nação de 2013", na categoria Iniciativa pública e privada. A equipe de apresentadores era formada pelos coordenadores Reinaldo Ramos, Alcemir Ribeiro e pela professora Suely Souza. 

Desde 2010, já passaram na escola Orlando Freire cinco equipe de gestores. Atualmente o diretor do colégio é o senhor Luciano Francisco, que assumiu a direção em 2019, colaborando e dando total apoio ao trabalho da rádio. 

Todos os anos os coordenadores qualificam novos alunos para atuarem e levarem em frente o legado deixado pelos colegas anteriores. Nesse biênio 2019/2020 a emissora manteve praticamente a mesma equipe de discentes, formada pelas locutoras Emilly Fonseca, Emilli Nascimento, Elizabete, Lídia Maria e Ana Lívia. Operando a mesa de áudio os alunos Gustavo Souza, Eduardo e Renato. E na coordenação da emissora os professores Reinaldo Ramos das Neves e Alcemir Ribeiro de Arruda, além da equipe de apoio que tem o colaborador Lucivaldo Lima (coordenador de ações do pátio), Naftaly Sena (Supervisora) e assessoria das professoras  Mônica Bonfim e Lana Palhares.  

“Nossos agradecimentos aos alunos, gestores, professores, amigos, colaboradores e em especial aos nossos parceiros da mídia. Que acreditaram e deram credibilidade ao nosso projeto”, finalizou Reinaldo Ramos, idealizador e coordenador da rádio.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Educação

Curso de Direito da Fimca realiza  semana jurídica on-line

Curso de Direito da Fimca realiza semana jurídica on-line

O Curso de Direito do Centro Universitário Aparício de Carvalho tem a honra de convidar nossos acadêmicos a participarem da Semana Jurídica On-Line

MPRO e MPC expedem recomendação ao Estado e Municípios com medidas a serem adotadas no momento de retorno às aulas presenciais

MPRO e MPC expedem recomendação ao Estado e Municípios com medidas a serem adotadas no momento de retorno às aulas presenciais

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial da Infância, Juventude e Defesa da Educação (GAEINF) e da 18ª Promotori

TCE-RO participa de debate sobre dificuldades enfrentadas pela educação durante a pandemia

TCE-RO participa de debate sobre dificuldades enfrentadas pela educação durante a pandemia

As dificuldades enfrentadas pela educação básica e a atuação colaborativa e fiscalizatória dos  órgãos de controle para mitigar os impactos negativos

Educação Financeira em Tempos de Crise

Educação Financeira em Tempos de Crise

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no Brasil. O Serviço Nacional de Aprendizagem do C