Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 21h40
Professores e alunos dos cursos de graduação da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana participarão de uma grande ação social denominada Projeto Castanheira, a ser realizada no próximo sábado, dia 24 de setembro, no Campus das duas instituições, no período das 8:00 às 13:00 horas.
As ações do Projeto Castanheira serão concentradas no Anfiteatro da FIMCA e beneficiarão prioritariamente as comunidades circunvizinhas, mas nada impede que pessoas residentes em outras regiões da cidade venham participar e se beneficiar das atividades de saúde, esporte, lazer, cultura e resgate da cidadania que serão oferecidas aos presentes.
Sob a supervisão de professores, os acadêmicos da FIMCA e da METROPOLITANA, além de órgãos e instituições parceiras, estarão prestando os seguintes serviços à comunidade:
• Elaboração de currículo
• Controle de orçamento doméstico
• Recadastramento de título eleitoral (TRE)
• Oficina Ecológica – Confecção de irrigador com reciclagem de garrafas PET
• Oficina de produção caseira de alface - da semeadura à produção
• Distribuição de sementes de alface
• Oficinas de Terapia Ocupacional com distribuições de brindes
• Entrega e orientação sobre o uso do hipoclorito de sódio
• Atividades recreativas - Hora do Conto e Outras Histórias.
• Brinquedoteca
• Prática de esportes
• Orientações sobre atividade física e saúde
• Programa de reabilitação cardiovascular e orientação sobre os exercícios
• Verificação de Pressão Arterial
• Orientações relacionadas às Doenças Cardiovasculares
• Informações nas áreas específicas de linguagem, audiologia, motricidade orofacial e voz
• Identificação dos animais na comunidade
• Atendimento de Clínica Geral e Pediatria
• Escovação supervisionada, aplicação de flúor, orientação de higiene bucal e distribuição de kits Odontológicos.
O Projeto Castanheira é realizado anualmente no Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior, uma mobilização nacional realizada pela Associação Brasileira Mantenedoras de Ensino Superior que reúne instituições de ensino superior de todo o Brasil, num só dia, para organizar uma mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo de todo o ano. É uma oportunidade para as instituições mostrarem que as ações inovadoras contribuem para: revitalizar o ensino; consolidar práticas de gestão; desenvolver trabalhos interdisciplinares; além de parcerias com instituições congêneres e empresa.
Fonte: Sergio Mello
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)