Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Projeto Castanheira: mais uma grande ação social da FIMCA e METROPOLITANA


Professores e alunos dos cursos de graduação da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, e da Faculdade Metropolitana participarão de uma grande ação social denominada Projeto Castanheira, a ser realizada no próximo sábado, dia 24 de setembro, no Campus das duas instituições, no período das 8:00 às 13:00 horas.

As ações do Projeto Castanheira serão concentradas no Anfiteatro da FIMCA e beneficiarão prioritariamente as comunidades circunvizinhas, mas nada impede que pessoas residentes em outras regiões da cidade venham participar e se beneficiar das atividades de saúde, esporte, lazer, cultura e resgate da cidadania que serão oferecidas aos presentes.

Sob a supervisão de professores, os acadêmicos da FIMCA e da METROPOLITANA, além de órgãos e instituições parceiras, estarão prestando os seguintes serviços à comunidade:

• Elaboração de currículo
• Controle de orçamento doméstico
• Recadastramento de título eleitoral (TRE)
• Oficina Ecológica – Confecção de irrigador com reciclagem de garrafas PET
• Oficina de produção caseira de alface - da semeadura à produção
• Distribuição de sementes de alface
• Oficinas de Terapia Ocupacional com distribuições de brindes
• Entrega e orientação sobre o uso do hipoclorito de sódio
• Atividades recreativas - Hora do Conto e Outras Histórias.
• Brinquedoteca
• Prática de esportes
• Orientações sobre atividade física e saúde
• Programa de reabilitação cardiovascular e orientação sobre os exercícios
• Verificação de Pressão Arterial
• Orientações relacionadas às Doenças Cardiovasculares
• Informações nas áreas específicas de linguagem, audiologia, motricidade orofacial e voz
• Identificação dos animais na comunidade
• Atendimento de Clínica Geral e Pediatria
• Escovação supervisionada, aplicação de flúor, orientação de higiene bucal e distribuição de kits Odontológicos.

O Projeto Castanheira é realizado anualmente no Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior, uma mobilização nacional realizada pela Associação Brasileira Mantenedoras de Ensino Superior que reúne instituições de ensino superior de todo o Brasil, num só dia, para organizar uma mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos ao longo de todo o ano. É uma oportunidade para as instituições mostrarem que as ações inovadoras contribuem para: revitalizar o ensino; consolidar práticas de gestão; desenvolver trabalhos interdisciplinares; além de parcerias com instituições congêneres e empresa.

Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)