Segunda-feira, 26 de outubro de 2015 - 11h33
A Biblioteca Central "Prof. Roberto Duarte Pires" (BC) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) receberá menção honrosa pela sua participação no Prêmio Emerald/Capes 2015. A UNIR concorreu ao prêmio com o projeto intitulado "Treinamento em Libras: o Portal de Periódicos da CAPES acessível a todos", que foi idealizado pela bibliotecária e diretora do Sistema de Bibliotecas da UNIR (SiBi), Sirlaine Galhardo, e executado pelas bibliotecárias Eliane Gemaque e Marina Girard. O objetivo do projeto é gravar uma vídeo aula em Libras, sobre o uso do Portal.
O projeto do SiBi/UNIR concorreu com projetos de docentes e técnicos de todo o Brasil e foi contemplado com menção honrosa, como reconhecimento aos projetos que se destacaram. Todos os premiados receberão certificado oferecido pela Emerald e CAPES. A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 11 de novembro, em Brasília.
A ideia do projeto iniciou com o sucesso dos treinamentos para uso do Portal de Periódicos, oferecidos pela seção de periódicos da Biblioteca Central da UNIR à comunidade acadêmica de Porto Velho e dos campi, além do início do curso de Letras/Libras na UNIR e a contratação de intérpretes em Libras, conforme explicou Sirlaine Galhardo.
“Acredito que esta iniciativa é a porta de entrada para as ações desenvolvidas pela Biblioteca Central, sendo um direito de todos ter acesso aos serviços e atividades oferecidos pela nossa Instituição. Estamos muito felizes pelo reconhecimento e credibilidade depositados a nós pela Emerald e CAPES”, comemorou a diretora do SiBi/UNIR.
Prêmio Emerald/Capes 2015
Em abril deste ano foi lançado pela Capes, em parceria com a editora Emerald Group Publishing Limited, o EDITAL Nº 10/2015/CAPES/PAAP do Prêmio Emerald/Capes 2015 de Pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Administração e Gestão. O objetivo era estimular o acesso e o uso do Portal de Periódicos e de promover a pesquisa nas áreas de Ciência da Informação e Ciência da Administração e Gestão.
O Prêmio foi direcionado às propostas de projetos que conciliassem a disseminação do conhecimento com o desenvolvimento social aplicado à realidade brasileira.
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