Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Programa de Residência Unir pode ter apoio do MDA


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) poderá ser parceiro na implantação de uma proposta de Residência em Ciências Agrárias no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Rolim de Moura. A proposta, a pedido do professor do Departamento de Engenharia Florestal José de Sá, um dos idealizadores, foi apresentada hoje (19) pelo deputado Padre Ton (PT-RO) à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a pedido do docente.

Na apresentação do projeto, a Residência em Ciências Agrárias seria um espaço diferenciado, onde “residente, orientador e sociedade podem simultaneamente trocar informações e metas e propor soluções inovadoras”, com o objetivo de melhorar o ensino, pesquisa e extensão e formação dos profissionais especializados para melhorar a utilização dos recursos naturais na região amazônica, especialmente Rondônia.

A proposta abrange as áreas de atuação em Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca e Zootecnia.

Após explicar a importância do programa para Rondônia, onde a falta de recursos humanos qualificados dificulta a produção e difusão de tecnologia na área de Ciências Agrárias, o deputado Padre Ton disse que a parceria com o MDA, semelhante à existente no Acre com o governo daquele estado, seria muito valiosa para o fortalecimento do projeto.

O secretário da Agricultura Familiar Valter Bianchini disse que o ministério desenvolve Residência Agrária com o estado de Santa Catarina, com quem está prestes a assinar um convênio, e no Amazonas existem conversas iniciadas para esta parceria com a universidade local.

Bianchini disse que vai estudar com muita atenção e carinho o programa de extensão universitária, inclusive acionando o Ministério da Educação para discutir a cooperação. O secretário sugeriu a presença dos coordenadores do projeto em Brasilia para uma apresentação mais detalhada do assunto, o que pode ocorrer em novembro.

Presente à reunião, o secretário-substituto Argileu Martins da Silva manifestou apoio à proposta. “É um tema que nos interessa muito, porque somos parceiros da escola da alternância”, disse Argileu, destacando que o MDA está cada vez mais consciente da necessidade de apoiar projetos na região Norte, região que admitem precisar do fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas pelo órgão.

Extensão Rural

Bianchini adiantou ao deputado Padre Ton que o Departamento de Assistência Tecnica e Extensão Rural, a quem a SAF é vinculada, está rediscutindo a proposta de criação de uma empresa nacional de extensão rural, “que terá um componente importante com as universidades”.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a