Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Programa de Residência Unir pode ter apoio do MDA


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) poderá ser parceiro na implantação de uma proposta de Residência em Ciências Agrárias no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Rolim de Moura. A proposta, a pedido do professor do Departamento de Engenharia Florestal José de Sá, um dos idealizadores, foi apresentada hoje (19) pelo deputado Padre Ton (PT-RO) à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a pedido do docente.

Na apresentação do projeto, a Residência em Ciências Agrárias seria um espaço diferenciado, onde “residente, orientador e sociedade podem simultaneamente trocar informações e metas e propor soluções inovadoras”, com o objetivo de melhorar o ensino, pesquisa e extensão e formação dos profissionais especializados para melhorar a utilização dos recursos naturais na região amazônica, especialmente Rondônia.

A proposta abrange as áreas de atuação em Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca e Zootecnia.

Após explicar a importância do programa para Rondônia, onde a falta de recursos humanos qualificados dificulta a produção e difusão de tecnologia na área de Ciências Agrárias, o deputado Padre Ton disse que a parceria com o MDA, semelhante à existente no Acre com o governo daquele estado, seria muito valiosa para o fortalecimento do projeto.

O secretário da Agricultura Familiar Valter Bianchini disse que o ministério desenvolve Residência Agrária com o estado de Santa Catarina, com quem está prestes a assinar um convênio, e no Amazonas existem conversas iniciadas para esta parceria com a universidade local.

Bianchini disse que vai estudar com muita atenção e carinho o programa de extensão universitária, inclusive acionando o Ministério da Educação para discutir a cooperação. O secretário sugeriu a presença dos coordenadores do projeto em Brasilia para uma apresentação mais detalhada do assunto, o que pode ocorrer em novembro.

Presente à reunião, o secretário-substituto Argileu Martins da Silva manifestou apoio à proposta. “É um tema que nos interessa muito, porque somos parceiros da escola da alternância”, disse Argileu, destacando que o MDA está cada vez mais consciente da necessidade de apoiar projetos na região Norte, região que admitem precisar do fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas pelo órgão.

Extensão Rural

Bianchini adiantou ao deputado Padre Ton que o Departamento de Assistência Tecnica e Extensão Rural, a quem a SAF é vinculada, está rediscutindo a proposta de criação de uma empresa nacional de extensão rural, “que terá um componente importante com as universidades”.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)