Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Programa de Residência Unir pode ter apoio do MDA


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) poderá ser parceiro na implantação de uma proposta de Residência em Ciências Agrárias no campus da Universidade Federal de Rondônia (Unir) de Rolim de Moura. A proposta, a pedido do professor do Departamento de Engenharia Florestal José de Sá, um dos idealizadores, foi apresentada hoje (19) pelo deputado Padre Ton (PT-RO) à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a pedido do docente.

Na apresentação do projeto, a Residência em Ciências Agrárias seria um espaço diferenciado, onde “residente, orientador e sociedade podem simultaneamente trocar informações e metas e propor soluções inovadoras”, com o objetivo de melhorar o ensino, pesquisa e extensão e formação dos profissionais especializados para melhorar a utilização dos recursos naturais na região amazônica, especialmente Rondônia.

A proposta abrange as áreas de atuação em Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca e Zootecnia.

Após explicar a importância do programa para Rondônia, onde a falta de recursos humanos qualificados dificulta a produção e difusão de tecnologia na área de Ciências Agrárias, o deputado Padre Ton disse que a parceria com o MDA, semelhante à existente no Acre com o governo daquele estado, seria muito valiosa para o fortalecimento do projeto.

O secretário da Agricultura Familiar Valter Bianchini disse que o ministério desenvolve Residência Agrária com o estado de Santa Catarina, com quem está prestes a assinar um convênio, e no Amazonas existem conversas iniciadas para esta parceria com a universidade local.

Bianchini disse que vai estudar com muita atenção e carinho o programa de extensão universitária, inclusive acionando o Ministério da Educação para discutir a cooperação. O secretário sugeriu a presença dos coordenadores do projeto em Brasilia para uma apresentação mais detalhada do assunto, o que pode ocorrer em novembro.

Presente à reunião, o secretário-substituto Argileu Martins da Silva manifestou apoio à proposta. “É um tema que nos interessa muito, porque somos parceiros da escola da alternância”, disse Argileu, destacando que o MDA está cada vez mais consciente da necessidade de apoiar projetos na região Norte, região que admitem precisar do fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas pelo órgão.

Extensão Rural

Bianchini adiantou ao deputado Padre Ton que o Departamento de Assistência Tecnica e Extensão Rural, a quem a SAF é vinculada, está rediscutindo a proposta de criação de uma empresa nacional de extensão rural, “que terá um componente importante com as universidades”.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (PS UNIR) 2026 até o dia 21 de janeiro, oferecendo uma

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)