Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Educação

Professores de Matemática que buscam mestrado poderão ganhar bolsas de estudo


A prefeitura de Porto Velho apoia a formação continuada de seus profissionais de educação, tanto que vem formalizando nos últimos anos convênios e aderindo a programas, com a parceria do governo federal, para incentivar os educadores a buscarem aprimoramento em sua formação profissional. Segundo a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, isto garante uma melhor atuação do docente. “Estamos sempre atentos aos programas, cursos, oficinas e demais ações que geram mais conhecimento aos nossos profissionais da educação e os incentivamos a participarem, dando ênfase as especializações e mestrados”, disse.

A secretária citou a Universidade Aberta (UAB), um programa do governo federal coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) realizado em parceria com a prefeitura da capital e a Universidade Federal de Rondônia e que oferta cursos de graduação, pós-graduação e de extensão universitária, modalidade à distância semipresencial, visando ampliar o número de vagas da educação superior, promover a formação inicial e continuada para os profissionais do magistério e para os profissionais da administração pública.

“A implantação do UAB é mais uma iniciativa do prefeito Roberto Sobrinho visando a formação dos educadores, o que implica numa educação de qualidade levada para a sala de aula”, disse Fátima. Já a coordenadora do UAB em Porto Velho, Rosângela Teixeira Amoedo, adiantou que os cursos são validados e reconhecidos pelo MEC.

 

Matemática

Rosângela destaca também que abriu no dia 7 de outubro o processo seletivo para admissão da turma 2012 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). As inscrições são no site http://www.profmat-sbm.org.br/ e estarão abertas até o dia 26 de outubro de 2011. “O Profmat é um programa de pós-graduação gratuito, reconhecido pelo MEC/Capes e que conduz ao grau de Mestre. A prioridade é para professores de escola pública, mas também são oferecidas vagas para os demais candidatos. Os alunos classificados que sejam professores de escola pública poderão solicitar bolsas de estudos da Capes. São R$ 1200,00 por mês”, adianta.
 

Mais detalhes

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. Ele visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

Os objetivos são consistentes com a missão estatutária da SBM de "Estimular a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis" e também vem ao encontro da Proposta de Lei PL-8035/2010 (Plano Nacional de Educação), que coloca como um dos objetivos nacionais para o decênio 2011 - 2020 "Formar cinquenta por cento dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e garantir a todos formação continuada em sua área de atuação". Mais informações pelo Tel:(69)3901-2939/3223-0954.

Fonte: Meiry Santos 

Mais Sobre Educação

Concluída a construção da nova escola de Jaci-Paraná

Concluída a construção da nova escola de Jaci-Paraná

A Santo Antônio Energia concluiu a construção da nova Escola Estadual Maria de Nazaré dos Santos,  que receberá por turno 300 alunos dos ensinos funda

Sistema OCB/SESCOOP – RO e Sicoob entregam apostilas do projeto Educação para o Futuro, em Jaru

Sistema OCB/SESCOOP – RO e Sicoob entregam apostilas do projeto Educação para o Futuro, em Jaru

Na manhã de quarta-feira (18), o presidente do Sistema, Salatiel Rodrigues, fez questão ir pessoalmente até a Cooperativa de Profissionais de Educação

IFRO - Campus Cacoal abre processo seletivo para contratação de professor substituto na área de Língua Portuguesa

IFRO - Campus Cacoal abre processo seletivo para contratação de professor substituto na área de Língua Portuguesa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplifi

MPF quer saber o que Estado e prefeituras planejam para melhorar os índices da Educação em Rondônia

MPF quer saber o que Estado e prefeituras planejam para melhorar os índices da Educação em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação para saber quais os planos do Estado e das prefeituras para melhorar o desempenho de seus al