Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014 - 11h56
Nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), aproximadamente 110 professores de 14 municípios de Rondônia estão em Cacoal para uma oficina ministrada por uma equipe do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
O Caed é responsável pela avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), criado pelo atual governo com o objetivo de avaliar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental e médio.
“O objetivo é avaliar o desempenho de cada aluno, porque diferente das outras avaliações existentes, as notas do Saero saem por escola, por turma e por aluno, o que permite que a escola avalie, individualmente, o que o aluno já sabe e o que ainda precisa aprender”, explicou Célia Klein, coordenadora pedagógica da CRE/Cacoal.
Já a realização das oficinas, por parte da equipe da Caed, tem como objetivo preparar os professores para entender e trabalhar com os resultados do Saero, utilizando-os para melhorar a aprendizagem dos alunos rondonienses.
“Nós estamos querendo compromisso, responsabilidade. Queremos que vocês, professores, usem o Caed e o Saero como ferramentas para auxiliar no trabalho em sala de aula e no planejamento das aulas”, enfatizou Fátima Gaviolli, coordenadora regional de educação de Cacoal.
Os 14 municípios participantes da Oficina de Análises dos resultados do Saero compõem as Coordenadorias Regionais de Educação de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura. O encontro acontece no auditório do Ceeja – Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos.
Fonte: Giliane Perin / Decom
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional
Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)