Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professora da rede estadual de educação de Rondônia apresenta pesquisa no Congresso Nacional


Professora da rede estadual de educação de Rondônia apresenta pesquisa no Congresso Nacional  - Gente de Opinião

A IX edição do Congresso Nacional de Educação (Conedu) teve como sede a cidade de João Pessoa/PB, contando com a participação de estudiosos renomados na área. Entre dezenas de trabalhos apresentados, a professora da rede estadual de Educação, Danielle Constantino de Lima teve sua pesquisa aprovada pela comissão científica de avaliação, e a apresentou durante o Congresso e terá seu estudo publicado nos anais/e-books do evento.

O Conedu foi realizado entre os dias 12 a 14, últimos, no Centro de Convenções da capital paraibana. Os três dias de programação foram tomados por conferências, palestras, lançamento de livros, minicursos, mesa-redonda e apresentação de trabalhos na modalidade comunicação oral e pôster.

Professora da rede estadual de educação de Rondônia apresenta pesquisa no Congresso Nacional  - Gente de Opinião

Danielle Constantino apresentou o trabalho com o tema: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação: Uma investigação qualitativa da oferta de Formação Continuada. O objetivo da pesquisa, de acordo com a professora, foi investigar como a temática foi trabalhada na formação continuada ofertada no período pandêmico aos professores da rede estadual de ensino em Rondônia e, a partir disso, entender se a instituição pública organiza e desenvolve práticas que auxiliam a atuação do professor conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A professora destaca que os resultados do estudo indicaram diversos desafios a serem superados no que diz respeito à inserção das tecnologias digitais. Disse que a pesquisa poderá proporcionar mais reflexões sobre o assunto, reforçando e reconhecendo a necessidade de novas propostas de diferentes formas de utilização da TDIC como recurso pedagógico na construção do conhecimento.

A docente é doutoranda, bolsista pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no Programa de Doutorado Acadêmico em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tendo como linhas de pesquisa: Práticas Docentes e Formação Profissional. A pesquisa apresentada faz parte do estudo em andamento de sua proposta de tese, sob orientação da Professora Drª Maria Alzira.

Professora da rede estadual de educação de Rondônia apresenta pesquisa no Congresso Nacional  - Gente de Opinião

Destaques na Educação

O Congresso teve como conferencista principal foi o professor António Nóvoa, abordando o tema: “Repensar a profissão docente, reinventar a formação de professores”. Nóvoa é reconhecido como grande pensador da educação atual. É Doutor na área, catedrático e reitor honorário da Universidade de Lisboa, em Portugal. O evento teve ainda as participações de estudiosos da área, como José Carlos Libâneo e Jussara Hoffmann. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

Comitê local teve três trabalhos aprovados e alcançou o 3º lugar no Prêmio Vitae Cultivar de Incentivo à Pesquisa

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Jornada Despertar capacita professores da rede municipal para fortalecer protagonismo juvenil em Porto Velho

Jornada Despertar capacita professores da rede municipal para fortalecer protagonismo juvenil em Porto Velho

Segue acontecendo até o dia 26 de junho, na sede do Sebrae em Porto Velho, a formação de professores na metodologia Jornada Despertar. A capacitação

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho

A Equipe Enem, formada pelos melhores professores de Porto Velho, está com promoção exclusiva para a nova turma do Intensivo que vai iniciar no mês

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino

Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)