Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professora da FIMCA Recebe Reconhecimento por Tese Sobre Caça na Amazônia


Professora da FIMCA Recebe Reconhecimento por Tese Sobre Caça na Amazônia - Gente de Opinião

Na última terça-feira (14), a Dra. Marcela Alvares Oliveira, professora e coordenadora dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas no Grupo Educacional Aparício Carvalho, foi honrada com o reconhecimento do Prêmio UNIR, concedido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Sua tese, intitulada “Todos caçam na Amazônia: uma análise dos fatores socioeconômicos e culturais que influenciam os padrões de caça em localidades rurais e urbanas do estado de Rondônia”, destacou-se como uma das mais notáveis dissertações e teses defendidas em 2022.

A tese aborda questões sobre as práticas de caça em ambientes urbanos e rurais na Amazônia. A Dra. Marcela explicou o desenvolvimento do estudo, afirmando: “Com a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, realizamos entrevistas para compreender as espécies mais caçadas e os locais de prática. Nosso objetivo era analisar o perfil dos caçadores, compreendendo as dinâmicas da caça em ambientes rurais e urbanos. Identificamos as espécies mais visadas, os meios de acesso aos locais de caça e as características individuais dos caçadores, como renda e local de residência. Ao cruzar esses dados, estabelecemos padrões relacionados à faixa etária, mobilidade e fatores influenciadores, como renda e religião”, afirmou.

Professora da FIMCA Recebe Reconhecimento por Tese Sobre Caça na Amazônia - Gente de Opinião

Esse reconhecimento é uma evidência do dedicado empenho da coordenadora Dra. Marcela. Sua pesquisa trouxe valiosas contribuições para a compreensão dos fatores que impactam os padrões de caça na região amazônica de Rondônia, com especial ênfase nos aspectos relacionados à economia e à cultura.

O prêmio ressaltou a importância significativa desse estudo e como ele pode impactar positivamente o campo da pesquisa. A Dra. Marcela explicou como foi a premiação da Universidade. “A UNIR promoveu uma chamada para selecionar as melhores teses e dissertações da instituição, e minha tese foi reconhecida entre as destacadas. Esse reconhecimento fortalece meu compromisso com a pesquisa”, ressaltou.

O Grupo Educacional Aparício Carvalho parabeniza a professora Dra. Marcela por essa conquista e pelo seu comprometimento com a pesquisa e o avanço do conhecimento.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino acontece entre os dias 12 e 16 de janeiro, exclusivamente para aluno

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Edital nº 29/2025, que oficializa o cronograma e os critérios do process

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)