Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Professor pesquisador Clélio Campolina ministrará palestra na UNIR-Centro, no dia 2 de julho


Professor pesquisador Clélio Campolina ministrará palestra na UNIR-Centro, no dia 2 de julho - Gente de Opinião

Nos dias 2 e 3 de julho de 2019 o professor pesquisador Clélio Campolina, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estará em Porto Velho para ministrar palestras e compartilhar informações sobre atividades de pesquisa em Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Desenvolvimento Regional.

No dia 02/07, Clélio Campolina participará de entrevista coletiva, às 10h, no auditório da UNIR-Centro, e na sequência, às 10h30, palestrará sobre “Corrida Científica e Tecnológica Mundial”.

No dia 3 de julho, às 14h, ministrará a palestra Questão Urbana e Regional: Brasil e Amazônia, no Auditório do bloco 2F, no campus de Porto Velho.

A atividade é coordenada pelo professor Artur de Souza Moret, coordenador do Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável e docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Clélio Campolina – É professor emérito da FACE-UFMG, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional, desenvolvimento econômico, economia da tecnologia, economia brasileira e economia de Minas Gerais. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Foi reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no período de março de 2010 a março de 2014; e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, de março a dezembro de 2014. Vice-presidente da Regional Studies Association. Fellow of the Academy of Social Sciences (United Kingdom). Ex-diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, ex-diretor presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), ex-coordenador da área de economia e membro do CTC da CAPES e ex-presidente da Câmara de Ciência Sociais Aplicadas da FAPEMIG.

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1970), graduação em Engenharia de Operação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1967), especialização em Desarollo y Planificación pelo Instituto Latinoamericano de Planificacion Económica y Social (1971), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1978), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e pós-doutorado pela University Of Rutgers (1991). Visiting Fellow da London School of Economics and Political Science (janeiro-julho de 2015).

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)