Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prof da Porto/FGV dá dicas de segurança na internet



Está cada vez mais comum se ouvir falar em crimes pela internet e pouco se sabe sobre a resolução desses crimes. A segurança na rede ainda é instável e os usuários ficam suscetíveis aos golpes e invasões de seus dados.

Segundo o professor de Sistemas de Informação da Faculdade Porto/FGV, Marco Yerco, o principal crime cometido é o furto de dados. “Em um estudo realizado recentemente percebeu-se que os crimes tendem a aumentar devido o aumento no número de dispositivos de acesso a internet, como tabletes, ipad e celulares”, afirmou.

Ao ter acesso a um novo dispositivo de rede, o usuário deve estar atento a algumas ações para se manter mais seguro. “Ao configurar a Wi-fi de sua casa, a primeira coisa que o usuário deve fazer e mudar a senha, isso dificultará que outros usuários tenham acesso a sua rede”, explicou Yerco.

O professor afirma que as senhas utilizadas em redes devem ser senhas menos óbvias possíveis. “Um dos passos para evitar os furtos de dados é escolher corretamente as senhas e usar, inclusive, letras, números e símbolos que dificultem serem descobertas”, alertou Yerco.

Uma importante opção para quem deseja proteger ainda mais sua rede é utilizar um software de proteção, porém é necessário mantê-lo sempre atualizado.

O professor Marco Yerco dá aulas no curso de Sistemas de Informação da Faculdade Porto/FGV. O curso forma profissionais que, agregando os conceitos e técnicas de computação com as teorias de sistemas e administração, contribuem para a solução de problemas de tratamento de informação nas organizações. Os egressos estarão aptos a analisar, projetar, implantar e gerir Sistemas de Informação, utilizando-se de tecnologias de informação e comunicação adequadas. Além disso, o curso de SI da Porto/FGV é o único no estado que possui as melhores certificações: CISCO, ORACLE, IBM e MICROSOFT.

Centro de Tecnologia

Em 2013, a Faculdade de Porto Velho inaugurou o Centro de Tecnologia da Porto, novo, amplo e moderno, que será usado por toda a comunidade acadêmica com o objetivo de enriquecer o aprendizado e facilitar a realização das atividades acadêmicas.

O laboratório tem a capacidade de atender simultaneamente a mais de 60 estudantes. Possui ambiente climatizado, 4 TVs de 60”, há também a possibilidade de dividi-lo em quatro ambientes menores, de acordo com a necessidade.

Os computadores possuem excelentes configurações, acesso à internet banda larga (alta velocidade) e sistemas atualizados e licenciados, necessários para as atividades acadêmicas exigidas dentro do curso.

A Faculdade Porto fica localizada na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Informações pelo telefone (69) 3211 6000.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (PS UNIR) 2026 até o dia 21 de janeiro, oferecendo uma

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)