Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Presidente Laerte Gomes sugere adesão do Governo ao sistema de ensino à distância conforme propõe CIEB

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira oferece programa de Estratégias de Aprendizagem Remota para secretarias de Educação


Presidente Laerte Gomes sugere adesão do Governo ao sistema de ensino à distância conforme propõe CIEB - Gente de Opinião

Na última semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) indicou ao Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a adesão da pasta ao planejamento proposto pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), ao sistema de ensino à distância, como sugere em seu programa, Estratégias de Aprendizagem Remota para Secretarias de Educação.

“A ideia é que possamos fazer, em um curto prazo, frente às dificuldades que o ensino vem sofrendo, causadas pelas medidas de prevenção ao contágio da COVID-19, bem como, a médio e longo prazo, a incorporação deste meio de ensino e aprendizagem como complemento ao ensino tradicional”, explicou o presidente.

O parlamentar destaca que, considerando o que preconiza a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dentre outros dispositivos legais, é assegurado o direito à educação mesmo que em períodos de dificuldades em todas as áreas.

“Mesmo em meio a pandemia, garantir o direito à educação é necessário, porém, cabe ao Estado, de alguma forma, assegurar o acesso à educação de maneira geral, mesmo nesse período de vigência do Decreto nº 24.919/2020, que dispõe acerca do estado de calamidade pública declarado pelo Decreto nº 24.887/2020, além de outros que, por ventura, ainda virão”, esclareceu Laerte Gomes.

Em resumo, a propositura do presidente tem por objetivo solicitar que a Seduc inicie o planejamento proposto pelo CIEB quanto ao ensino à distância, para que em um primeiro momento, supram-se as necessidades de ensino em tempos de restrições devido a pandemia.

“Além disso, que seja dado sequência ao planejamento e implantação desse modelo de ensino, pois trata-se de uma tendência”, acrescentou o presidente.

Ao concluiu o parlamentar cita a necessidade de que seja previsto e implantado, nas diretrizes do programa, a capacitação imediata de profissionais da educação com cursos de informática básica, redes sociais, plataformas de Ensino à Distância (EAD), entre outros, “que possibilitem que o professor e demais profissionais da educação possam desempenhar seu trabalho com mais agilidade, qualidade e eficiência”, finalizou o presidente Laerte Gomes.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)