Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Presente no dia a dia; TI é ideal para quem ama tecnologia



Você já parou para pensar nas facilidades que temos hoje em dia? Você pode pagar suas contas no seu celular, pode comprar praticamente tudo sem sair de sua casa, pode verificar o saldo da sua conta bancária sem filas e sem problemas. Atualmente quase tudo é conectado, como computadores, celulares, relógios de pulso, geladeiras e aparelhos de ar-condicionado.  Mas como isso é possível? Como é que isso é seguro? Como é que isso funciona?

Isso é possível porque tem um profissional por trás disso tudo e este é o profissional de Redes de Computadores. É ele quem faz todas as conexões, que permite que tudo esteja conectado, e o mais importante, é ele que garante a segurança de tudo.

O curso superior de tecnologia em Redes de Computadores é para quem pretende entrar rapidamente no mercado de trabalho. O acadêmico logo poderá construir uma sólida carreira, mesmo ainda em formação, em uma das áreas que mais crescem atualmente: a tecnologia da informação.

As redes de computadores são o que possibilitam que computadores, celulares, tablets, consoles de vídeo game, entre outros dispositivos, troquem informações entre si ou através da Internet. A formação possibilidade que o aluno aprenda a criar e administrar estas redes, permitindo que os usuários aproveitem com segurança e praticidade.

O mercado de trabalho também pode ser amplo, considerando que as pequenas e médias empresas, sendo elas de compra e venda, precisam de pessoal especializado e capacitado para facilitar a vida das pessoas que possuem pouco tempo. E dentro deste mercado, o profissional poderá atuar na tecnologia da informação, especificamente capacitado para a área de desenvolvimento de projetos, implantação, operação, administração, análise e segurança de redes de computadores, e aplicar a gestão da tecnologia da informação nas organizações.

Novidades na Uniron

A grade curricular do curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Uniron foi atualizada em 2015 com o objetivo de incluir novas tecnologias e estar alinhada com as mais atuais tendências do mercado de trabalho,além de estar de acordo com as exigências do MEC em carga horária, conteúdos e exigências legais.

O foco do curso está nas redes de computadores, mas, por se tratar de tecnologia, alguns aspectos básicos também constam no currículo. Desta forma, o acadêmico será apresentado aos conceitos básicos de programação de computadores, banco de dados, e fundamentos matemáticos e linguísticos necessários à profissão.

Estes conceitos estão basicamente concentrados no primeiro módulo do curso, enquanto que no segundo módulo os acadêmicos passam a ser apresentados à área de gestão da informação e da tecnologia.

Outro ponto importante é o Núcleo Integrado de Tecnologia da Uniron (NIT)  que é um programa exclusivo que possibilita ao acadêmico a conclusão de três graduações em 10 semestres, sendo elas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Sistemas de Informação. No NIT Uniron, o acadêmico cursa disciplinas integradas até o terceiro semestre. A partir do quarto período o curso é segmentado para a área escolhida pelo futuro profissional e após a conclusão de uma das graduações, o acadêmico tem a opção de permanecer no programa e concluir o segundo e/ou o terceiro curso num período máximo de cinco anos.

Fonte: Larissa Evelin Araujo VieiraGente de Opinião

Mais Sobre Educação

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do