Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura recebe proposta de parceria da Universidade Federal de Rondônia


    O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, recebeu em seu gabinete, a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Berenice Tourinho; o chefe de gabinete dela, Adilson Siqueira e o pró-reitor de planejamento da instituição federal, professor Osmar Siena. Durante a reunião, com a presença de vários secretários da prefeitura, os representantes da Unir propuseram parcerias com o Município para solucionar diversas demandas da universidade.

    Berenice Tourinho foi quem explanou as demandas da Unir e ofereceu sugestões para solucioná-las. Dentre outras, solicitou limpeza, pavimentação de ruas, iluminação pública, instalação de abrigo na parada de ônibus, construção de um terminal para o transporte coletivo no Campus da instituição de ensino superior e uma creche. Outra proposta é para que a prefeitura doe uma área de terra para a universidade, em troca de grande parte do bairro Nacional, que pertence a Unir, mas que foi ocupada por várias famílias.

    Mauro Nazif determinou que cada caso seja tratado pela secretaria responsável, a exemplo da Emdur (iluminação), Semob (obras), Semtran (transportes e trânsito), Semur (regularização fundiária e habitação), Sempla (planejamento), Semusb (limpeza) Semad (administração) e Procuradoria Geral do Município (PGM). Ainda na ocasião, foi designado o responsável por cada pasta do governo municipal e os representantes da Unir que irão buscar solução para as solicitações apresentadas.

    Da parte da prefeitura, Nazif declarou que serão feitas análises de viabilidade técnica, jurídica e orçamentária. “A Unir é Porto Velho e por isso, cabe a nós atender as solicitações na medida do possível, afinal, tem uma comunidade acadêmica de seis mil pessoas. Temos que buscar solucionar os problemas e abrir portas para ajudar, afinal, é a nossa obrigação”, comentou o prefeito.

    Na avaliação de Berenice Tourinho é de grande importância uma parceria entre prefeitura e Unir, não apenas para atender as demandas do Campus em questões estruturais, mas também no sentido de ofertar profissionais para estagiar nos órgãos municipais, fazer pesquisas e auxiliar a gestão municipal em estudos de viabilidade técnica, dentre outros itens citados.

Fonte: Augusto José

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA

Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)