Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 - 16h28
Prefeitura preparada para receber quase 50 mil alunos em suas escolas
Começam, nesta quinta-feira (7), as aulas em 107 estabelecimentos urbanos da rede pública municipal de educação, que oferece do ensino infantil (crianças dos 3 aos 5 anos) ao 9º ano do fundamental II. São 64 escolas da rede pública e mais 43 conveniadas. Já nas 84 escolas rurais, que cobrem desde o distrito de Nova Califórnia, na divisa com o Acre, até a comunidade ribeirinha de Calama, no Baixo Madeira, já próxima ao Amazonas, o ano letivo só terá início no dia 18, devido ao atraso na conclusão da licitação para o transporte escolar.
De acordo com a secretária municipal adjunta da Educação, Francisca das Chagas Holanda Xavier, a professora Chaguinha, a estrutura educacional está preparada para receber cerca de 50 mil alunos, sendo cerca de 45 mil preexistentes, mais aproximadamente outros cinco mil que estão ingressando neste ano.
Para reforçar o quadro de professores, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) fez uma convocação geral, sobretudo no sentido de fazer retornar profissionais que estão em desvio de função ou cedidos a outros órgãos. Além disso, há um contingente de aproximadamente 250 pessoas que foram aprovadas no último concurso público, mas que ainda não tinham concluído o curso para tomar posse como servidor do quadro educacional. Hoje, devidamente habilitadas, essas pessoas fazem parte de uma espécie de cadastro de reserva.
De qualquer foma, segundo a professora Chaguinha, só se terá uma visão mais realista do quadro, após o início das aulas. “O certo é que estamos preparados para receber estes cerca de 50 mil alunos, sem o risco de ficar com criança em idade escolar fora da sala de aula. O prefeito Mauro Nazif nos tem dado todo o apoio necessário para que possamos oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos”, garantiu a secretária adjunta.
Fonte: Valbran Jr
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
MEC libera 40 vagas do FIES para Medicina no Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA
Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES referente ao primeiro semestre de 2026, ofi

MEC libera mais de 50 vagas do FIES para Medicina na Faculdade Metropolitana de Rondônia
Na tarde da última quinta-feira, 22 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) publicou o edital do FIES para o primeiro semestre de 2026, oficializ

IFRO seleciona nutricionista bolsista para Projeto Alimentação Escolar
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) promove Processo Seletivo de Bolsista Colaborador Externo (Nutricionista) pa

IFRO publica segunda chamada do PSU 2026/1 e convoca para matrícula
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou, nessa segunda-feira (19), a 2ª chamada do Processo Seletivo Unific
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)