Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura de Porto Velho qualificará 350 jovens para o mercado de trabalho


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Será na segunda-feira, 2 de maio, o início do curso de informática básica da prefeitura de Porto Velho. O projeto de inclusão digital desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Púbicas para a Juventude (CMPPJ) capacitará neste ano para o mercado de trabalho 350 jovens na idade entre 15 a 29 anos. As aulas acontecerão na Faculdade Uniron, da avenida Mamoré, de segunda a quinta, das 9h às 11h.

Na aula inaugural, ocorrido nesta sexta-feira, 28, o coordenador da CMPPJ, Bruno Eduardo, que representou o prefeito Mauro Nazif na solenidade, lembrou que este é o segundo ano do projeto e 260 jovens já receberam o treinamento e muitos deles, já foram inseridos no  mercado, por meio de uma parceria que a coordenadoria mantém com o Sistema Nacional de Emprego do município, o Sine Municipal.

Gente de Opinião

“Quando criamos esse projeto, o prefeito Mauro Nazif nos pediu que fizéssemos algo diferente, para que tivéssemos o resultado esperado. O diferencial que encontramos, foi trabalhar junto com o Sine Municipal para que os jovens que forem recebendo essas capacitações sejam encaminhados a um emprego, diferente de outras cursos onde o jovem não tem essa perspectiva”, disse.

Gente de Opinião

O diretor da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), Alexandre Porto, agradeceu o crédito e a confiança que o município tem depositado na instituição e pediu para que os jovens que inscreveram e conseguiram a vaga para o curso, não desperdicem a oportunidade que estão tendo para terem qualificação  na área da informática, um dos segmentos que mais se desenvolve e cria oportunidades.

“Quando temos a possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, temos que agir e não ficar vendo as coisas acontecerem ao nosso redor. E o conhecimento, a educação é o que agrega valor para que possamos galgar uma vida melhor futuramente. E a Uniron vai disponibilizar o laboratório de informática dos cursos de graduação para que os participantes do curso tenham melhores condições de aprender”, disse.

Com o curso de informática, além da inclusão digital e da inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de Porto Velho busca também a geração de uma fonte renda às famílias desses jovens ao assegurar a eles terem condições de buscarem vagas no mercado, após serem qualificados para desenvolver trabalhos na área de informática.


Texto Joel Elias | Fotos Medeiros

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)