Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura de Porto Velho qualificará 350 jovens para o mercado de trabalho


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Será na segunda-feira, 2 de maio, o início do curso de informática básica da prefeitura de Porto Velho. O projeto de inclusão digital desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Púbicas para a Juventude (CMPPJ) capacitará neste ano para o mercado de trabalho 350 jovens na idade entre 15 a 29 anos. As aulas acontecerão na Faculdade Uniron, da avenida Mamoré, de segunda a quinta, das 9h às 11h.

Na aula inaugural, ocorrido nesta sexta-feira, 28, o coordenador da CMPPJ, Bruno Eduardo, que representou o prefeito Mauro Nazif na solenidade, lembrou que este é o segundo ano do projeto e 260 jovens já receberam o treinamento e muitos deles, já foram inseridos no  mercado, por meio de uma parceria que a coordenadoria mantém com o Sistema Nacional de Emprego do município, o Sine Municipal.

Gente de Opinião

“Quando criamos esse projeto, o prefeito Mauro Nazif nos pediu que fizéssemos algo diferente, para que tivéssemos o resultado esperado. O diferencial que encontramos, foi trabalhar junto com o Sine Municipal para que os jovens que forem recebendo essas capacitações sejam encaminhados a um emprego, diferente de outras cursos onde o jovem não tem essa perspectiva”, disse.

Gente de Opinião

O diretor da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), Alexandre Porto, agradeceu o crédito e a confiança que o município tem depositado na instituição e pediu para que os jovens que inscreveram e conseguiram a vaga para o curso, não desperdicem a oportunidade que estão tendo para terem qualificação  na área da informática, um dos segmentos que mais se desenvolve e cria oportunidades.

“Quando temos a possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, temos que agir e não ficar vendo as coisas acontecerem ao nosso redor. E o conhecimento, a educação é o que agrega valor para que possamos galgar uma vida melhor futuramente. E a Uniron vai disponibilizar o laboratório de informática dos cursos de graduação para que os participantes do curso tenham melhores condições de aprender”, disse.

Com o curso de informática, além da inclusão digital e da inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de Porto Velho busca também a geração de uma fonte renda às famílias desses jovens ao assegurar a eles terem condições de buscarem vagas no mercado, após serem qualificados para desenvolver trabalhos na área de informática.


Texto Joel Elias | Fotos Medeiros

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)