Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura de Porto Velho qualificará 350 jovens para o mercado de trabalho


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Será na segunda-feira, 2 de maio, o início do curso de informática básica da prefeitura de Porto Velho. O projeto de inclusão digital desenvolvido pela Coordenadoria Municipal de Políticas Púbicas para a Juventude (CMPPJ) capacitará neste ano para o mercado de trabalho 350 jovens na idade entre 15 a 29 anos. As aulas acontecerão na Faculdade Uniron, da avenida Mamoré, de segunda a quinta, das 9h às 11h.

Na aula inaugural, ocorrido nesta sexta-feira, 28, o coordenador da CMPPJ, Bruno Eduardo, que representou o prefeito Mauro Nazif na solenidade, lembrou que este é o segundo ano do projeto e 260 jovens já receberam o treinamento e muitos deles, já foram inseridos no  mercado, por meio de uma parceria que a coordenadoria mantém com o Sistema Nacional de Emprego do município, o Sine Municipal.

Gente de Opinião

“Quando criamos esse projeto, o prefeito Mauro Nazif nos pediu que fizéssemos algo diferente, para que tivéssemos o resultado esperado. O diferencial que encontramos, foi trabalhar junto com o Sine Municipal para que os jovens que forem recebendo essas capacitações sejam encaminhados a um emprego, diferente de outras cursos onde o jovem não tem essa perspectiva”, disse.

Gente de Opinião

O diretor da União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), Alexandre Porto, agradeceu o crédito e a confiança que o município tem depositado na instituição e pediu para que os jovens que inscreveram e conseguiram a vaga para o curso, não desperdicem a oportunidade que estão tendo para terem qualificação  na área da informática, um dos segmentos que mais se desenvolve e cria oportunidades.

“Quando temos a possibilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, temos que agir e não ficar vendo as coisas acontecerem ao nosso redor. E o conhecimento, a educação é o que agrega valor para que possamos galgar uma vida melhor futuramente. E a Uniron vai disponibilizar o laboratório de informática dos cursos de graduação para que os participantes do curso tenham melhores condições de aprender”, disse.

Com o curso de informática, além da inclusão digital e da inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura de Porto Velho busca também a geração de uma fonte renda às famílias desses jovens ao assegurar a eles terem condições de buscarem vagas no mercado, após serem qualificados para desenvolver trabalhos na área de informática.


Texto Joel Elias | Fotos Medeiros

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)