Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura aguarda fechamento de turmas para iniciar cursos de pós-graduação


A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) aguarda apenas o fechamento de turmas para iniciar as aulas dos cursos de pós-graduação em administração pública municipal, administração pública e gestão em saúde. As matrículas para a primeira chamada já começaram e os candidatos inscritos deverão dirigir-se ao Centro de Formação dos Profissionais em Educação, no mesmo prédio do Teatro Banzeiros, de segunda a sexta feira, em horário comercial. Também podem ligar para 3223-0954 ou 3901-2939.

Conforme a professora Rosângela Amoedo, coordenadora do Pólo UAB II em Porto Velho, cada turma deverá funcionar com 50 alunos, como determinam as regras da Universidade Aberta. Administração pública municipal já atingiu 44 alunos matriculados, gestão em saúde, 41 e administração pública 48. “Tão logo seja atingido a quantidade de alunos por turma, iniciaremos as aulas”, declarou. A professora acrescentou que as inscrições para os cursos de pós-graduação foram realizadas em abril.

Graduação

O curso de graduação em administração pública, também realizado em parceria com a UAB, começou em agosto, com aula inaugural no dia 27. O vestibular foi realizado em novembro do ano passado. Rosângela Amoêdo explica que o convênio do Município com a Universidade Aberta do Brasil é feito por meio da Universidade Federal de Rondônia (Unir), responsável pela aplicação dos cursos. “A prefeitura oferece a estrutura física e a Unir, os professores”, comentou. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Pela Unir, a coordenadora é a professora Crystiany Maria Guilherme.

Internet

Ela explicou que a Universidade Aberta é um projeto do Governo Federal construído pelo Ministério da Educação, em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas para ofertas de cursos de graduação, pós e de extensão universitária ao ensino à distância. Tem como objetivo ampliar o acesso das pessoas à formação superior. As aulas são ministradas pela internet, nos moldes de vídeo conferência, com um tutor (professor) presencial e outro on line, uma vez por mês aos sábados e domingos. “Nos demais dias, o aluno estuda em casa, também pela internet, de acordo com o tempo disponível, mas tem que cumprir todas as tarefas”, disse.

Oportunidades

Através dessa parceria com a UAB e Unir, a prefeitura investe na melhoria da educação aos profissionais da área e, consequentemente, na rede pública de ensino. Além disso, abre espaço e oportunidade para a população em geral, principalmente os menos favorecidos, já que as vagas são aberta a todos, mediante os critérios de seleção estipulados pelo MEC.

Além desse projeto, a prefeitura conta com a Faculdade de Porto Velho, que oferece bolsas de estudos integrais para graduação de nível superior e seqüenciais de formação específica em instituições privadas conveniadas com o Município. O critério de seleção é a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Fonte:  Augusto José
Foto: Quintela

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe