Sexta-feira, 9 de setembro de 2011 - 19h24
A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) aguarda apenas o fechamento de turmas para iniciar as aulas dos cursos de pós-graduação em administração pública municipal, administração pública e gestão em saúde. As matrículas para a primeira chamada já começaram e os candidatos inscritos deverão dirigir-se ao Centro de Formação dos Profissionais em Educação, no mesmo prédio do Teatro Banzeiros, de segunda a sexta feira, em horário comercial. Também podem ligar para 3223-0954 ou 3901-2939.
Conforme a professora Rosângela Amoedo, coordenadora do Pólo UAB II em Porto Velho, cada turma deverá funcionar com 50 alunos, como determinam as regras da Universidade Aberta. Administração pública municipal já atingiu 44 alunos matriculados, gestão em saúde, 41 e administração pública 48. “Tão logo seja atingido a quantidade de alunos por turma, iniciaremos as aulas”, declarou. A professora acrescentou que as inscrições para os cursos de pós-graduação foram realizadas em abril.
Graduação
O curso de graduação em administração pública, também realizado em parceria com a UAB, começou em agosto, com aula inaugural no dia 27. O vestibular foi realizado em novembro do ano passado. Rosângela Amoêdo explica que o convênio do Município com a Universidade Aberta do Brasil é feito por meio da Universidade Federal de Rondônia (Unir), responsável pela aplicação dos cursos. “A prefeitura oferece a estrutura física e a Unir, os professores”, comentou. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Pela Unir, a coordenadora é a professora Crystiany Maria Guilherme.
Internet
Ela explicou que a Universidade Aberta é um projeto do Governo Federal construído pelo Ministério da Educação, em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas para ofertas de cursos de graduação, pós e de extensão universitária ao ensino à distância. Tem como objetivo ampliar o acesso das pessoas à formação superior. As aulas são ministradas pela internet, nos moldes de vídeo conferência, com um tutor (professor) presencial e outro on line, uma vez por mês aos sábados e domingos. “Nos demais dias, o aluno estuda em casa, também pela internet, de acordo com o tempo disponível, mas tem que cumprir todas as tarefas”, disse.
Oportunidades
Através dessa parceria com a UAB e Unir, a prefeitura investe na melhoria da educação aos profissionais da área e, consequentemente, na rede pública de ensino. Além disso, abre espaço e oportunidade para a população em geral, principalmente os menos favorecidos, já que as vagas são aberta a todos, mediante os critérios de seleção estipulados pelo MEC.
Além desse projeto, a prefeitura conta com a Faculdade de Porto Velho, que oferece bolsas de estudos integrais para graduação de nível superior e seqüenciais de formação específica em instituições privadas conveniadas com o Município. O critério de seleção é a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Fonte: Augusto José
Foto: Quintela
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Zona Norte celebra 10 anos de arte e cultura com Festival aberto à comunidade de Porto Velho
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, já está nos preparativos para realizar mais

O Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro) informou ao Ministério Público Federal (MPF) que seus próximos editais de seleção poderão ter mei

Inscrições para o Enem 2026 são prorrogadas até sexta-feira, 12
Prazo de inscrição para o Enem 2026 é prorrogado até sexta-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesqu

O sonho da casa própria muitas vezes esbarra na falta de documentação adequada, um problema que afeta milhões de brasileiros. Em Porto Velho, um pas
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)