Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura aguarda fechamento de turmas para iniciar cursos de pós-graduação


A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) aguarda apenas o fechamento de turmas para iniciar as aulas dos cursos de pós-graduação em administração pública municipal, administração pública e gestão em saúde. As matrículas para a primeira chamada já começaram e os candidatos inscritos deverão dirigir-se ao Centro de Formação dos Profissionais em Educação, no mesmo prédio do Teatro Banzeiros, de segunda a sexta feira, em horário comercial. Também podem ligar para 3223-0954 ou 3901-2939.

Conforme a professora Rosângela Amoedo, coordenadora do Pólo UAB II em Porto Velho, cada turma deverá funcionar com 50 alunos, como determinam as regras da Universidade Aberta. Administração pública municipal já atingiu 44 alunos matriculados, gestão em saúde, 41 e administração pública 48. “Tão logo seja atingido a quantidade de alunos por turma, iniciaremos as aulas”, declarou. A professora acrescentou que as inscrições para os cursos de pós-graduação foram realizadas em abril.

Graduação

O curso de graduação em administração pública, também realizado em parceria com a UAB, começou em agosto, com aula inaugural no dia 27. O vestibular foi realizado em novembro do ano passado. Rosângela Amoêdo explica que o convênio do Município com a Universidade Aberta do Brasil é feito por meio da Universidade Federal de Rondônia (Unir), responsável pela aplicação dos cursos. “A prefeitura oferece a estrutura física e a Unir, os professores”, comentou. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Pela Unir, a coordenadora é a professora Crystiany Maria Guilherme.

Internet

Ela explicou que a Universidade Aberta é um projeto do Governo Federal construído pelo Ministério da Educação, em parceria com os Estados, Municípios e Universidades Públicas para ofertas de cursos de graduação, pós e de extensão universitária ao ensino à distância. Tem como objetivo ampliar o acesso das pessoas à formação superior. As aulas são ministradas pela internet, nos moldes de vídeo conferência, com um tutor (professor) presencial e outro on line, uma vez por mês aos sábados e domingos. “Nos demais dias, o aluno estuda em casa, também pela internet, de acordo com o tempo disponível, mas tem que cumprir todas as tarefas”, disse.

Oportunidades

Através dessa parceria com a UAB e Unir, a prefeitura investe na melhoria da educação aos profissionais da área e, consequentemente, na rede pública de ensino. Além disso, abre espaço e oportunidade para a população em geral, principalmente os menos favorecidos, já que as vagas são aberta a todos, mediante os critérios de seleção estipulados pelo MEC.

Além desse projeto, a prefeitura conta com a Faculdade de Porto Velho, que oferece bolsas de estudos integrais para graduação de nível superior e seqüenciais de formação específica em instituições privadas conveniadas com o Município. O critério de seleção é a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).


Fonte:  Augusto José
Foto: Quintela

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)