Terça-feira, 16 de abril de 2013 - 11h14
Uma solenidade realizada na noite de ontem, segunda-feira (15), no Teatro Municipal Banzeiros deu início a mais um ano do Projeto Superação, o cursinho pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a jovens e adultos sem condições para custeio de um curso prepararatório.
Este ano o projeto vai atender 710 egressos da rede pública de ensino que estejam se preparando para o ensino superior. "Sabemos que a educação desta faixa etária não é de nossa competência, mas queremos oferecer mais oportunidades aos que desejam cursar uma faculdade" explica o secretário da Semed, Marcos Rocha.
Devido a um atraso no contrato com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), interlocutor dos 40 estagiários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que irão atuar junto a um corpo docente de 8 professores da rede municipal de ensino em 6 diferentes pólos onde será ofertado o curso, as aulas que deveriam iniciar esta semana, foram adiadas para a próxima segunda-feira dia (22). "Mesmo com o adiamento das aulas, para os estudantes este é o início de uma nova oportunidade, um momento de expectativa à estas pessoas que a grande maioria nunca frequentaram um cursinho", frisou a chefe da Divisão de Educação Jovens e Adultos (Dieja), Olga Benária.
O curso será ofertado até a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como processo seletivo para universidades públicas e programas de incentivo ao ensino universitário, como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Oportunidade
Para a estudante Kellyve Anni Gil Gomes, que sonha em cursar medicina em uma instituição pública esta é uma boa oportunidade para se preparar. "Eu quero poder estudar aqui mesmo no estado, na Unir, por isso já pretendo ir me preparando" comentou.
O projeto foi implantado em 2008 e já atendeu 3.047 pessoas ao longo dos anos. O índice de aprovação dos participantes na Universidade é considerado positivo, foram 121 aprovados em 2010/2011. Diante da demanda de interessados, a Semed através do Dieja vai realizar um acompanhamento da frequência escolar, com um limite máximo de 5 faltas.
Fonte: Renata Beccária
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em uma noite marcada por emoção, orgulho e celebração, a Faculdade Metropolitana de Rondônia realizou, no último dia 03 de dezembro, a colação de gr

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025
As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)