Porto Velho (RO) terça-feira, 25 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura: 710 estudantes com cursinho vestibular


Uma solenidade realizada na noite de ontem, segunda-feira (15), no Teatro Municipal Banzeiros deu início a mais um ano do Projeto Superação, o cursinho pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a jovens e adultos sem condições para custeio de um curso prepararatório.

Este ano o projeto vai atender 710 egressos da rede pública de ensino que estejam se preparando para o ensino superior. "Sabemos que a educação desta faixa etária não é de nossa competência, mas queremos oferecer mais oportunidades aos que desejam cursar uma faculdade" explica o secretário da Semed, Marcos Rocha.

Devido a um atraso no contrato com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), interlocutor dos 40 estagiários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que irão atuar junto a um corpo docente de 8 professores da rede municipal de ensino em 6 diferentes pólos onde será ofertado o curso, as aulas que deveriam iniciar esta semana, foram adiadas para a próxima segunda-feira dia (22). "Mesmo com o adiamento das aulas, para os estudantes este é o início de uma nova oportunidade, um momento de expectativa à estas pessoas que a grande maioria nunca frequentaram um cursinho", frisou a chefe da Divisão de Educação Jovens e Adultos (Dieja), Olga Benária.

O curso será ofertado até a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como processo seletivo para universidades públicas e programas de incentivo ao ensino universitário, como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Oportunidade

Para a estudante Kellyve Anni Gil Gomes, que sonha em cursar medicina em uma instituição pública esta é uma boa oportunidade para se preparar. "Eu quero poder estudar aqui mesmo no estado, na Unir, por isso já pretendo ir me preparando" comentou.

O projeto foi implantado em 2008 e já atendeu 3.047 pessoas ao longo dos anos. O índice de aprovação dos participantes na Universidade é considerado positivo, foram 121 aprovados em 2010/2011. Diante da demanda de interessados, a Semed através do Dieja vai realizar um acompanhamento da frequência escolar, com um limite máximo de 5 faltas. 

Fonte: Renata Beccária
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31