Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura: 710 estudantes com cursinho vestibular


Uma solenidade realizada na noite de ontem, segunda-feira (15), no Teatro Municipal Banzeiros deu início a mais um ano do Projeto Superação, o cursinho pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a jovens e adultos sem condições para custeio de um curso prepararatório.

Este ano o projeto vai atender 710 egressos da rede pública de ensino que estejam se preparando para o ensino superior. "Sabemos que a educação desta faixa etária não é de nossa competência, mas queremos oferecer mais oportunidades aos que desejam cursar uma faculdade" explica o secretário da Semed, Marcos Rocha.

Devido a um atraso no contrato com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), interlocutor dos 40 estagiários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que irão atuar junto a um corpo docente de 8 professores da rede municipal de ensino em 6 diferentes pólos onde será ofertado o curso, as aulas que deveriam iniciar esta semana, foram adiadas para a próxima segunda-feira dia (22). "Mesmo com o adiamento das aulas, para os estudantes este é o início de uma nova oportunidade, um momento de expectativa à estas pessoas que a grande maioria nunca frequentaram um cursinho", frisou a chefe da Divisão de Educação Jovens e Adultos (Dieja), Olga Benária.

O curso será ofertado até a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como processo seletivo para universidades públicas e programas de incentivo ao ensino universitário, como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Oportunidade

Para a estudante Kellyve Anni Gil Gomes, que sonha em cursar medicina em uma instituição pública esta é uma boa oportunidade para se preparar. "Eu quero poder estudar aqui mesmo no estado, na Unir, por isso já pretendo ir me preparando" comentou.

O projeto foi implantado em 2008 e já atendeu 3.047 pessoas ao longo dos anos. O índice de aprovação dos participantes na Universidade é considerado positivo, foram 121 aprovados em 2010/2011. Diante da demanda de interessados, a Semed através do Dieja vai realizar um acompanhamento da frequência escolar, com um limite máximo de 5 faltas. 

Fonte: Renata Beccária
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR

Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR

Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

Acadêmico de Engenharia da Faculdade Metropolitana e Docentes apresentam trabalho inovador no VIII Congresso Amazônico EAD

Acadêmico de Engenharia da Faculdade Metropolitana e Docentes apresentam trabalho inovador no VIII Congresso Amazônico EAD

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)