Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Prefeitura: 710 estudantes com cursinho vestibular


Uma solenidade realizada na noite de ontem, segunda-feira (15), no Teatro Municipal Banzeiros deu início a mais um ano do Projeto Superação, o cursinho pré-vestibular oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a jovens e adultos sem condições para custeio de um curso prepararatório.

Este ano o projeto vai atender 710 egressos da rede pública de ensino que estejam se preparando para o ensino superior. "Sabemos que a educação desta faixa etária não é de nossa competência, mas queremos oferecer mais oportunidades aos que desejam cursar uma faculdade" explica o secretário da Semed, Marcos Rocha.

Devido a um atraso no contrato com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), interlocutor dos 40 estagiários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), que irão atuar junto a um corpo docente de 8 professores da rede municipal de ensino em 6 diferentes pólos onde será ofertado o curso, as aulas que deveriam iniciar esta semana, foram adiadas para a próxima segunda-feira dia (22). "Mesmo com o adiamento das aulas, para os estudantes este é o início de uma nova oportunidade, um momento de expectativa à estas pessoas que a grande maioria nunca frequentaram um cursinho", frisou a chefe da Divisão de Educação Jovens e Adultos (Dieja), Olga Benária.

O curso será ofertado até a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como processo seletivo para universidades públicas e programas de incentivo ao ensino universitário, como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Oportunidade

Para a estudante Kellyve Anni Gil Gomes, que sonha em cursar medicina em uma instituição pública esta é uma boa oportunidade para se preparar. "Eu quero poder estudar aqui mesmo no estado, na Unir, por isso já pretendo ir me preparando" comentou.

O projeto foi implantado em 2008 e já atendeu 3.047 pessoas ao longo dos anos. O índice de aprovação dos participantes na Universidade é considerado positivo, foram 121 aprovados em 2010/2011. Diante da demanda de interessados, a Semed através do Dieja vai realizar um acompanhamento da frequência escolar, com um limite máximo de 5 faltas. 

Fonte: Renata Beccária
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, está abrindo portas para uma experiência transformadora para 20 estudantes e 11 professores que irão partici

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Atento à responsabilidade social no incentivo à leitura e educação, o Senac Rondônia lançou a campanha Interna de doação de livros "Movimente sua Es

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

O governo insistiu nos 0% de reajuste para docentes do Magistério Federal em 2024. Como contrapartida, prometeu reajuste de 9% apenas em 2025 e 3,5%

Polo da Faculdade Sebrae em Rondônia realiza aula inaugural do MBA em Gestão de Negócio

Polo da Faculdade Sebrae em Rondônia realiza aula inaugural do MBA em Gestão de Negócio

Recentemente, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae RO), fortaleceu ainda mais o seu papel como instituição fomentador

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)