Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Pré Enem realiza aula inaugural



A aula inaugural do Projeto Superação – Pré Enem Municipal, desenvolvido pelo Departamento de Educação da Semed, através da Divisão de Educação de Jovens e Adultos, aconteceu na noite de  segunda-feira, 28 de março, no auditório do Teatro Banzeiros. Na cerimônia de abertura, além de cerca de 400 alunos que lotaram o espaço, estiveram presentes a secretária municipal adjunta de Educação, Jandernoura Araújo Rodrigues, o Diretor de Departamento de Educação, Osmair Oliveira dos Santos, professores e estagiários.

Adriana Oliveira, chefe da Dieja, conta que na terça-feira, 29 as aulas iniciaram em todos os seis polos espalhado pela cidade para melhor atender aos estudantes. “A equipe do projeto não está em greve. As aulas acontecem normalmente. Inclusive, hoje também começa a segunda chamada para suprimento das vagas remanescentes. Desejamos superar a meta de cento e cinquenta aprovados neste ano e fazer com o que o Projeto cresça cada vez mais”, disse Adriana.

Na ocasião os presentes tiveram uma palestra motivacional, com dinâmicas e apresentações musicais. Também puderam ouvir o depoimento de ex alunos do Projeto, como a aluna Andressa Melo, aprovada no curso de Engenharia de Petróleo, na UFRN. O ex-aluno e agora estagiário do Projeto, Tiago Carvalho da Silva, aluno da UNIR de Letras Espanhol, também falou aos presentes. “Fiz o cursinho em 2012 e fui contemplado na primeira chamada da Universidade Federal de Rondônia do mesmo ano. Queria mudar de vida e ampliar os meus conhecimentos. Me esforcei muito, tinha o estudo e ainda tinha que conciliar com trabalho. Antes de ter as aulas do cursinho eu fazia um estudo prévio da matéria e quando chegava na aula eu tirava as dúvidas. Foi assim que passei”, comenta.

Ao todo são 720 jovens e adultos que cursarão o Pré-Enem, realizado pela Semed. O Projeto Superação é desenvolvido em seis polos: Escola Pedro Batalha; Escola Vôo da Juriti; Escola Maria Izaura; Escola Tucumã; Engenheiro Francisco Erse e Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoTerça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb

Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Governo de RO oferta 1.500 vagas de cursos técnicos em Porto Velho; inscrições encerram quarta-feira, 28

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o

Gente de Opinião Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)