Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016 - 16h08
Após 18 meses de estudo, 40 servidores da Polícia Militar e Civil se formaram no curso de pós-graduação lato sensu em “Segurança Pública e Direitos Humanos”.
A capacitação foi realizada na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), num convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, por intermédio da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) com a carga horária de 380 horas.
De acordo com o professor Vinicius Valentin Raduan Miguel, o curso foi ministrado no sistema modular, de modo presencial. Todos os candidatos no ato do processo seletivo apresentaram diploma de nível superior em qualquer área de conhecimento.
Foram distribuídas 40 vagas, segundo o professor, para os profissionais de segurança e 10 para integrantes da sociedade civil ou para órgãos de atuação em direitos humanos.
Os módulos tiveram conteúdos técnicos operacionais da Gestão Estratégica de Segurança Pública, conhecimentos propedêuticos em psicologia social, sociologia do crime, direitos humanos e internacionais. “São temáticas que podem melhorar a prática da polícia”, enfatizou Vinicius.
Para o Sargento Clever, do 5ª Batalhão da Polícia Militar, o curso foi de grande valia, porque trouxe uma realidade do que é o serviço do policial militar e da interação entre as pessoas. “Isso mostra que a polícia está pronta para servir, interagir com outros órgãos e sociedade, bem como aberta a novos conhecimentos”, argumentou o sargento.
Presente na solenidade, o secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos dos Reis, parabenizou aos formandos destacando a importância da polícia estar sempre absorvendo novos conhecimentos. “Temos uma polícia jovem, todavia experiente e capacitada”, disse Reis.
Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Edufro lança coletânea sobre políticas públicas e desenvolvimento
Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Políticas Públicas (PPGPP) obra concebida no período pandêmico ab

SESI-RO dá início às aulas do Seja Pro+ Trabalho e Emprego
As unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) de Vilhena e Porto Velho deram início às aulas das turmas do Programa Nacional Seja Pro+ Trabalho

Estão abertas até a próxima quarta-feira (8), as inscrições para novas vagas de cursos técnicos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação

Rondônia ganha destaque nacional em formação sobre políticas do ensino médio
Rondônia teve participação de destaque no Encontro Presencial da Formação Integrada das redes de apoio à Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM),
Quarta-feira, 8 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)