Segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016 - 16h08
Após 18 meses de estudo, 40 servidores da Polícia Militar e Civil se formaram no curso de pós-graduação lato sensu em “Segurança Pública e Direitos Humanos”.
A capacitação foi realizada na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), num convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, por intermédio da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) com a carga horária de 380 horas.
De acordo com o professor Vinicius Valentin Raduan Miguel, o curso foi ministrado no sistema modular, de modo presencial. Todos os candidatos no ato do processo seletivo apresentaram diploma de nível superior em qualquer área de conhecimento.
Foram distribuídas 40 vagas, segundo o professor, para os profissionais de segurança e 10 para integrantes da sociedade civil ou para órgãos de atuação em direitos humanos.
Os módulos tiveram conteúdos técnicos operacionais da Gestão Estratégica de Segurança Pública, conhecimentos propedêuticos em psicologia social, sociologia do crime, direitos humanos e internacionais. “São temáticas que podem melhorar a prática da polícia”, enfatizou Vinicius.
Para o Sargento Clever, do 5ª Batalhão da Polícia Militar, o curso foi de grande valia, porque trouxe uma realidade do que é o serviço do policial militar e da interação entre as pessoas. “Isso mostra que a polícia está pronta para servir, interagir com outros órgãos e sociedade, bem como aberta a novos conhecimentos”, argumentou o sargento.
Presente na solenidade, o secretário de Segurança Pública, Antônio Carlos dos Reis, parabenizou aos formandos destacando a importância da polícia estar sempre absorvendo novos conhecimentos. “Temos uma polícia jovem, todavia experiente e capacitada”, disse Reis.
Fonte
Texto: Márcia Martins
Fotos: Arian Oliveira
Secom - Governo de Rondônia
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)